blog da Jac


Hipovitaminose D

27/09/2012 20:55

 

Eu descobri que estou com hipovitaminose D, depois de um exame de sangue de rotina, então busquei um pouco de informação sobre o assunto para compartilhar aqui com vocês...

Dr. Dráuzio Varella:

Trecho retirado: https://drauziovarella.com.br/wiki-saude/vitamina-d-na-prevencao-de-doencas-cronicas/

 

Seres humanos conseguem obter vitamina D a partir da exposição à luz solar, da dieta e de suplementos vitamínicos. Ao incidir sobre a pele, a banda B da radiação ultravioleta converte um precursor em pré-vitamina D, que é rapidamente transformada em vitamina D. Como qualquer excesso da pré-vitamina é destruído pela luz, o excesso de sol não leva à hipervitaminose.

As fontes alimentares são pobres. A maior concentração é no óleo de fígado de bacalhau: 1.360 unidades em cada colher de sopa. Em quantidades menores, a vitamina pode ser obtida pela ingestão de peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente.

Vivemos em plena epidemia de hipovitaminose D, deficiência que atinge 1 bilhão de pessoas, especialmente nos países com dias frios e escuros durante meses consecutivos.

Quanto sol precisamos tomar?

Depende da cor da pele: quanto mais escura, mais resistente a ele, e menos eficiente na produção de vitamina D.

Exposição dos braços e pernas ao sol num período de cinco a trinta minutos (segundo a pigmentação cutânea), duas vezes por semana, produz níveis adequados de vitamina D. Quem foge do sol deve fazer reposição com suplementos que ofereçam 800 unidades por dia.

 

Fontes de alimentos:

Trecho retirado: https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/

 

Alguns alimentos ricos em Vitamina D e as sua respectiva quantidade, estão listados a seguir:

Atum fresco (90g): 3.6 mcg

Sardinha fresca (100g): 5.2 mcg

Sardinha enlatada (100g): 17 mcg

Manteiga (1 colher): 0.45 mcg

Cogumelos (100g): 0.65 mcg

Leite (1 copo): 0.17 mcg

Gema de ovo (100g): 0.53 mcg

Ovo de galinha (100g): 0.8 mcg

Fígado de boi (100g): 1.12 mcg

Iogurte (1 potinho): 1.2 mcg

Os sintomas da baixa concentração de vitamina D no organismo, são:

diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;

fraqueza muscular;

tetania;

moleira aberta após o 1º ano do bebê;

irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo podem surgir nas crianças;

osteoporose nos idosos;

raquitismo;

osteomalácea;

pernas tortas.

 

Dr. Cristiano Zerbini:

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/tomar-sol-e-fundamental-para-o-corpo-obter-vitamina-d-explica-especialista.html

 

  O médico reumatologista Cristiano Zerbini, do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Heliópolis, em São Paulo., explicou que o sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%. Idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência são indicados a usar suplementos de vitamina D.

Zerbini recomendou pegar sol no mínimo três vezes por semana, em média durante 15 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã. O ideal, segundo ele, é usar camiseta e bermuda e expor braços, pernas, pescoço e rosto sem filtro solar nesse curto período, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele. Indivíduos muitos brancos devem tomar sol mais cedo e por cerca de 5 minutos, e os de pele escura podem ficar ao sol por um tempo pouco maior.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Dermatologia defendeu que pessoas com pele muito clara, que têm maior risco de câncer de pele, sempre usem protetor solar e, apenas três vezes por semana, tomem sol - só nos braços. Segundo a entidade, essa exposição já é suficiente para um aporte adequado de vitamina D.

Bem, venho modificando minha alimentação, fazendo exercícios físicos regularmente e inclui tomar sol nas manhãs que tenho um tempinho livre. Como vivo muito tempo dentro do centro cirúrgico, não consigo tomar sol, com muita frequência. Fica a dica para você que também tem hipovitaminose D.

Texto: By Jacqueline

 

 

—————

Voltar