blog da Jac

22/10/2014 00:32

“Itamaracá, em Tupi Guarani quer dizer
Pedra que canta
E também é uma ilha do Atlântico
Que fica lá em Recife
A minha Terra

Itamaracá é uma ilha encantada
Lugar mais bonito que eu vi
Itamaracá é um reino encantado
E todos são reis por aqui

Ilha de sonho, de luz e de cor
Pedra que canta o amor
Essa areia tão branca
Teu céu e o teu mar
Paraíso é Itamaracá”... Reginaldo Rossi

Ilha de Itamaracá é uma ilha no litoral do estado de Pernambuco, no Brasil. Constitui-se também em um município, integrante da Região Metropolitana do Recife. Fica separada do continente pelo canal de Santa Cruz.

Segundo o censo 2013 do IBGE, Itamaracá possui uma população de 23.923 habitantes, distribuídos numa área de 66,684 km², tendo assim, uma densidade demográfica de 328,17 hab/km². https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Itamarac%C3%A1

Oi, gente linda!Tivemos um final de semana maravilhoso, entramos no carro e pegamos a estrada, desta vez fomos à Ilha de Itamaracá, o tempo tava parcialmente nublado, mas adorei o passeio, vamos conferir? Conta para eles Alcides...

Neste fim de semana resolvemos focar nossas lentes na ilha de Itamaracá, litoral norte de Pernambuco,  que fica há 46 km do Recife, seguindo pela BR 101 norte, aliás, alguns trechos da BR 101 até a ilha de Itamaracá estão simplesmente horríveis, muitos buracos e sem sinalização. Ao chegarmos à ilha nos deparamos com uma imagem apaixonante e preocupante, havia um bicho preguiça atravessando a estrada local, motoristas pararam e tiraram o animal silvestre da estrada e colocaram em uma árvore, registramos o acontecido.   Fomos direto para o forte Orange, (Antes chamado de forte de Santa Cruz), construído pelos Holandeses.   Não temos fotos da parte interna do forte, pois o mesmo está passando por uma reforma, e só será aberto ao público na próxima terça feira dia 21/10/14.  Saímos do forte e fomos até ao projeto de preservação do peixe-boi marinho.  Simplesmente fantástico lugar lindo, aconchegante e apaixonante. Visitamos os tanques que servem de local para recuperação dos peixes-boi que estão feridos, eles são recuperados, enviados para outra unidade que fica na Paraíba e de lá são devolvidos ao mar, o preço para a visitação é R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia.  Neste local existe também um pequeno museu que conta a história do projeto e cinema para exibição de filmes sobre como se preservar a espécie. Partimos então para o bairro de Jaguaribe, onde se encontra a travessia de balsa para a paradisíaca praia do sossego. Na praia do sossego vamos encontrar vários barzinhos com bebidas e comidas tipicamente regionais. A ilha de Itamaracá é um Local de muito verde, mar de águas claras e calmas, e uma orla tranquila com várias opções de bares, hotéis e pousadas.  Vale muito a pena conhecer.