blog da Jac


Resenha sobre a trilogia Divergente

22/01/2015 14:38

Cada um de nós cultiva dentro de se mesmo virtudes e defeitos, ou seja, agimos como “seres humanos”. Porém, no mundo fictício elaborado e escrito por Veronica Roth, os defeitos não são aceitáveis. O filme que retrata o primeiro livro já foi lançado nos Estados Unidos em 2014 e já está disponível dublado!

    A trilogia Divergente ganhou destaque no New York Times por alcançar primeiro lugar como mais vendidos e retrata uma sociedade dividida em cinco Facções que operam em conjunto para manter a cidade controlada e capacitada. Mas agora você deve estar pensando: deve ser muito simples controlar uma cidade onde os cidadãos só tem virtudes! Infelizmente, somente os governantes dela poderão lhe dizer “o quando enganado você está”.

    A protagonista principal, Beatrice Prior, vive bem perto do mundo da política nesta cidade e está prestes a escolher seu destino dentro, ou fora, das Facções. Pois a partir dos 16 anos você é considerado apto para escolher se continua ou troca de Facção, são estas:

 

·         Abnegação: representados por pedras e seguindo um rigoroso estilo de vida que evita qualquer tipo de egoísmo e supérfluo. Sempre com roupas cinzas e discretas, preparados para ajudar qualquer um que recorra a pedidos de ajuda;

·         Amizade: presam a paz independentemente da situação, vivem fora da cidade e tem liberdade para usar roupas de cores vivas, como vermelho e amarelo. Cuidam do abastecimento alimentício da cidade e são representados pela terra.

·         Audácia: pode-se dizer que são a Facção mais “ativa” da cidade e são representados pelas chamas. Tirando o fato só poderem usar roupas pretas, os participantes da Audácia podem fazer tatuagem, usar maquiagens e podem se “jogar na vida”, porém, eles tem o dever de proteger a cidade.

·         Erudição: estes são os sábios que cuidam da saúde, educação e desenvolvimento da cidade, sempre com acessórios que os deixem mais “nerds” e de roupas azuis. Representados pela água, podem ser até muito úteis e ao mesmo tempo traiçoeiros, igualmente com a figura que os representa.

·         Fraqueza: uniformizados de preto e branco, os participantes da Fraqueza sempre dão com as língua nos dentes, pois, dispõe de toda sinceridade do mundo e nunca mentem. O objeto que os representa já deve aparecer nitidamente em suas mentes... Vidro.

    Pelo desenrolar do livro, Beatrice Prior vai ter que lidar com suas escolhas, seu coração e com a perseguição constante de toda a cidade sobre sua verdadeira identidade de Divergente.

    Deu vontade de ler os três livros? Não perca tempo! E se tiver coragem, faça o teste para ver em que Facção você estaria apto para entrar: ProProfs.

    Este teste é o mais PARECIDO com o do livro. Acabei descobrindo que seria da Fraqueza.

 

 

 

 

Texto: By Luigi Torelli

Fotos: By Jacqueline            

 

—————

Voltar