blog da Jac


Zona de conforto

16/10/2011 23:59

" O homem conquistou as estrelas, mas não conquistou a si mesmo." Divaldo P. Franco em os 04 gigantes da alma.

Por que não gostamos de quebrar a rotina?

A rotina é um mecanismo de fuga para não corrermos riscos e assim vamos levando a vida na mesmice, pois os desafios são pertubadores, mas se queremos aprender ou mudar qualquer coisa, necessitamos sair do conhecido, da nossa zona de conforto e aventurarmo-nos no desconhecido, no novo. Precisamos desafiar a nós mesmos e fazermos um novo começo, uma nova versão da nossa história de vida.

Por que é tão difícil sair da nossa zona de conforto?

Primeiro vamos definir o que chamamos de zona de conforto.

 

Zona de conforto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na psicologia, a zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Nessa condição a pessoa realiza um determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém limitado e com uma sensação de segurança. 

Para que ocorra o nosso crescimento pessoal temos que sair da nossa zona de conforto, enquanto permanecermos nela não aprenderemos nada de novo, não teremos novos resultados, pois sempre fazemos as mesmas coisas. Por medo de mudar, tudo permanece igual.

Segundo a filosofia budista:

Nada é permanente, nada é eterno. Tudo se transforma sem cessar ( lei da impermanência).

Logo, o que era confortável um dia vira desagradável, o que era bom se torna ruim, mas mudar gera medo e geralmente resistimos as mudanças. parece que ficamos cegos, pois isso apavora e não conseguimos enxergar a mudança como uma oportunidade de crescimento e geralmente preferimos a nossa velha zona de conforto.

Segundo a antroposofia:

A vida tem como base os movimentos de expansão e contração. 

Assim durante uma crise deveríamos treinarmos esses movimentos nos expandindo, buscando atividades prazeirosas ( sentarmos diante do mar e ver a expansão das águas) evitando a contração do nosso corpo ( medo ).

Venho a cada dia tentando mudar velhos hábitos, não é fácil... mas cada dia eu digo para mim mesma, só por hoje eu vou fazer algo novo, só por hoje eu vou quebrar a minha rotina, vou fazer um novo caminho para o trabalho, vou fazer minha rotina diferente, vou colocar alegria em tudo que fizer, etc...

"Faça algo diferente hoje,quebrar a rotina é viver, é libertasse de um conflito de fuga da realidade. A vida é um grande desafio." Divaldo p. Franco                     

 Citação: De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as frutas – Will Rogers

                                  

                                                                                                                                                     By Jacqueline Oliveira

 

 

—————

Voltar