blog da Jac


Blog

18/01/2014 20:42

Recife tem encantos mil

 

“Recife tem encantos mil
É... É um pedacinho do Brasil
É um paraíso tropical
Tem... Tem um acervo cultural

Ela é a Veneza desse Brasil
É entrecortada por muitos rios
A capital do meu Pernambuco
Capitania que deu mais lucro”...

Recife, Minha Cidade

Reginaldo Rossi

 

Aproveitando a música do nosso saudoso Reginaldo Rossi, vou mostrar um pouco das belezas do meu querido Recife.

O nome "Recife" provém da palavra "arrecife", grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. O termo "arrecife" vem de "al-raçif", que em árabe significa "calçada", ou seja, a calçada do mar.

Segundo dados do Censo Brasileiro de 2010 do IBGE, o Recife possui 1.537.704 habitantes em uma área de 217,494 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 7.180,23 hab./km².

O Recife atrai turistas de todo o mundo. Destacam-se entre os motivos desta atração as manifestações culturais como o Carnaval e o São João. O Recife é o portão de entrada do litoral de Pernambuco, de onde partem os turistas que chegam de avião. 

O Recife é um município multicultural: suas músicas e danças têm influências africana, indígena e européia. O bairro do Recife é o principal conjunto arquitetônico e cultural do município, abrigando galerias, museus e outros espaços culturais.  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Recife

 

Bairro do Recife, mais conhecido como Recife antigo:

O bairro foi transformado, através de um programa gradual de revitalização urbana, num dos principais pólos de lazer e cultura da cidade. Vários imóveis foram restaurados, e hoje são utilizados para fins culturais, empresariais e comerciais. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Recife_(Recife)

Aos domingos tem uma feira de artesanato, apresentação de artistas, músicos, dançarinos ( dançando na rua). Eu e o Alcides fomos conferir e trouxemos algumas imagens para vocês.

 

 

Paço do Frevo

 

O Paço do Frevo é um espaço para perpetuar a riqueza de um dos principais ícones da identidade pernambucana, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural e imaterial brasileiro. Uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com criação e realização da Fundação Roberto Marinho.

O edifício localizado na Praça do Arsenal foi totalmente recuperado e adaptado para abrigar centro de documentação, museu com espaços para exposição permanente e temporária, cursos profissionalizantes de música e dança, estúdio de gravação de áudio, rádio online, palco para apresentações artísticas e cafeteria. 

- See more at: https://www2.recife.pe.gov.br/a-cidade/conheca-o-recife/paco-do-frevo/#sthash.y3eNr2Xp.dpuf

 

Pessoal, estive uma tarde lá e trouxe algumas fotos do espaço e da apresentação dos passistas de frevo.

Juntem-se a nós e se embriaguem com a beleza, alegria e o calor desta dança maravilhosa chamada frevo...

Acorda Recife, acorda
Que já é hora de estar de pé
Levanta, o carnaval começou
No bairro de São José...

J. Michilles

 

É carnaval, Recife está pegando fogo. Hoje é dia do Galo da Madrugada e tem muito carnaval para gente acompanhar nestes dias de momo.

Estive em alguns blocos de carnaval e vou mostrar um pouco desta alegria, desta folia que é o carnaval e como diz Getúlio Cavalcanti : 

"É lindo ver ver o dia amanhecer,
ouvir ao longe pastorinhas mil,
dizendo bem, que o Recife tem,
o carnaval melhor do meu Brasil"...

 
 
 
 
 
 
 

Rua da Aurora

Às margens do Rio Capibaribe, a rua da Aurora é tomada por coloridos sobrados do século 19. O cenário remete a cidades européias como Veneza e Amsterdã. Em uma das construções fica o Cine São Luiz, a mais antiga sala de cinema da capital e que ainda mantém as largas portas de ferro e vidro e os vitrais com temas florais.

https://www.feriasbrasil.com.br/pe/recifeeolinda/ruadaaurora.cfm

 Está situada na margem esquerda do rio Capibaribe e, no seu trecho final, na margem direita do rio Beberibe.

Tem início na Ponte da Boa Vista, terminando na Ponte de Limoeiro. Tem este nome porque todas as suas casas são voltadas para o leste, o nascente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_da_Aurora
 
 
 
 

Praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. Tendo aproximadamente sete quilômetros (7 km) de extensão e estando situada no bairro de Boa Viagem.

 

A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, e as autoridades não recomendam o banho além dos recifes, para evitar ataques de tubarões.

 

Fotos: By Jacqueline e Alcides

Fonte de pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Curso de Agente de Viagens                                                      

—————

17/11/2013 22:43

Nietzsche para estressados

Nietzsche para estressados

Allan Percy, escreveu em seu livro que, quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa.
  O problema de muitas pessoas insatisfeitas com sua existência é que elas não pensam na vida que gostariam de viver. E a primeira condição para encontrar-se é saber aonde se quer chegar. Nietzsche destaca a importância de se buscar uma "razão de viver". Quando nossa vida se torna plena de sentido, de uma hora para outra os esforços já não são cansativos, e sim passos necessários em direção à meta que estabelecemos.
Ele fala também que, o destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes. A negação da tristeza dispara o consumo de antidepressivos e a busca de psicoterapias e nos leva a adquirir coisas de que não precisamos. Não exibir um sorriso permanente parece ser motivo de vergonha.
  Segundo Nietzsche a felicidade vem em lampejos e que tentar fazer com que ela dure para sempre é aniquilar esses lampejos que nos ajudam a seguir em frente no longo e tortuoso caminho.
  O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas. Talvez o segredo da felicidade seja deixar de nos preocuparmos com fatores e estatísticas que não dependem de nós e nos divertimos mais.
  Eu achei fantástica essa colocação de Nietzsche, descrita por Allan Percy... Nosso tesouro está na colmeia de nosso conhecimento. Estamos sempre voltados a essa direção, pois somos insetos alados da natureza, coletores do mel da mente.
  Já maharshi descrevia da seguinte forma a viagem às profundezas do nosso interior:
  Assim como o pescador de pérolas prende uma pedra na cintura e desce ao fundo do mar para buscá-las, cada um de nós deve se munir de desapego, mergulhar dentro de si mesmo e encontrar sua pérola.
  Para encontrarmos essa pérola não é preciso peregrinar à Índia nem se entregar a complexos exercícios espirituais. Basta olharmos tranquilamente para o nosso interior.
  Nietzsche nos dá o seguinte conselho: é inútil querermos ser bons o tempo todo e fazer tudo certo- o que importa é estarmos dispostos a fazer um pouco melhor hoje do que fizemos ontem.
  A palavra japonesa wabi-sabi define a arte da imperfeição: no que é incompleto, irregular e antigo existem vida e beleza, pois aí está contido o desejo que a natureza tem de aprimorar a si mesma.
  Segundo Percy Os verdadeiros desbravadores devem estar sempre dispostos a percorrer sozinhos boa parte do caminho. Em algum momento você terá  medo, mas a consciência de sua própria força será compensadora. Como dizia Nietzsche: "ser independente é para poucos. É um privilégio dos fortes. "
  Viktor frankl  referindo-se ao conceito budista de dor e de sofrimento, ele afirmou: "Mesmo que não esteja em suas mãos mudar uma situação dolorosa, é sempre possível escolher a forma de lidar com o sofrimento."
  O chamado "caminho do meio" é um dos pilares do budismo. Para Siddhartha Guautama, a felicidade e a ausência de problemas estão em saber encontrar o ponto equidistante entre o fácil e o difícil, o superficial e profundo, o prazer e a dor.
Quem busca extremo corre o risco de passar da virtude à maldade, como adverte Nietzsche, já que as paixões costumam levar a ações desmedidas.
  "Preciso de companheiros, mas de companheiros vivos, não cadáveres que eu tenha que levar nas costas por toda parte.”
    Para querer ser sábio, é preciso querer experimentar certas vivências.  Nietzsche dizia: quem entrou e saiu do inferno pode guiar outras pessoas com mais sabedoria do que quem levou uma vida sem sobressaltos.
  Achei fantástico o que ele escreveu sobre a conclusão do cineasta Paul Auster :
  Dizem que é preciso viajar para ver o mundo. Às vezes acho que estando quietos em um único lugar, com os olhos bem abertos, somos capazes de ver tudo o que podemos usar.

  Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu.
    O caminho correto e único não existe

Trecho de um poema de Robert Frost:
  Diante de mim havia duas estradas.
  Escolhi a estrada menos percorrida
  E isso fez toda a diferença.
Para M. Scott Peck, é provável que nossos momentos mais sublimes ocorram quando nos sentirmos profundamente abatidos, infelizes ou descontentes. É somente nesses momentos que, movidos pela insatisfação, seremos capazes de sair da trilha já percorrida e buscar respostas mais verdadeiras em outros caminhos.
  Segundo Henry David Thoreau,
. A pessoa mais rica é aquela cujos prazeres são os menos dispendiosos.
. Nossa civilização consiste em milhões de seres vivendo juntos, num espaço restrito, em total solidão.
. A natureza é o único local onde um ser humano pode se encontrar consigo mesmo.
. As coisas não mudam - nós mudamos.
. Seguir a trilha dos próprios sonhos e viver a vida que desejamos é garantia de sucesso.
. Investir em bondade é o melhor negócio que você pode fazer.

  Ele nos dá uma boa receita contra o tédio :
1. Abandone todos os compromissos desnecessários que não trazem mais que tédio e mau humor à sua vida.
2. Afaste-se pouco a pouco de todas as pessoas que se queixam o tempo todo e nunca lhe dizem algo realmente interessante .
3. Pergunte a si mesmo se o seu trabalho é estimulante o bastante ou se você poderia exercer outra atividade mais motivadora.
4. Recupere velhos projetos que sempre quis levar adiante, como aprender um idioma, tocar um instrumento, fazer um curso de teatro etc.
5. Altere as rotinas que regeram sua vida nos últimos anos, mesmo que seja só para experimentar.
6. Frequente outros ambientes, onde poderá conhecer pessoas diferentes.
7. Aprenda pelo menos uma coisa nova a cada dia.
8. Cometa uma pequena loucura de vez em quando.

  Gente este livro é fantástico, não dá para ficar só com esses pequenos trechos, vale muito a pena ler o livro todo, dá uma luz na nossa vida, nos faz buscar verdades e lutar por nossos ideais.

TEXTO: trechos retirados do livro de Allan Percy, Nietzsche para estressados.

 

—————

13/10/2013 23:38

Um minuto para mim

UM MINUTO PARA MIM
Dr. Spencer Johnson

  Em busca para encontrar equilíbrio na vida, um homem sai a procura de respostas para descobrir o segredo dessa tal felicidade...
Descobriu que, antes de cuidar bem de alguma coisa ou de alguém, tenho, em primeiro lugar, de cuidar bem de mim mesmo.
  Temos sempre que nos perguntar: Há neste exato momento uma maneira melhor de eu cuidar de mim mesmo?
  Quando tomo uma decisão ela se baseia no medo ou no amor?
Quando se baseia no amor (ausência de medo) eu me sinto bem...antes mesmo de saber o resultado. Quando se baseia no medo não são satisfatórias.
  Cuidando de mim, "vejo o mundo de forma diferente quando cuido melhor de mim mesmo." Em um minuto posso mudar minha atitude, e nesse minuto posso mudar todo o meu dia. Reservar um minuto para mim realmente funciona. Permite que eu explore uma parte sábia que há em mim.
  Quanto mais cuido bem de mim mesmo, menos ressentimentos e raiva sinto e mais carinhoso me torno comigo mesmo e com os demais.
Resumindo:
- Equilibro minha vida cuidando tão bem de mim quanto cuido da minha família, meus amigos e meus negócios.
- Trato de mim como gostaria que os outros me tratassem.
- Paro, olho e escuto.
- Várias vezes por dia,reservo um minuto, Paro e pergunto a mim mesmo: " Há alguma maneira de eu cuidar de mim mesmo neste exato momento?"
- Sei que a resposta está dentro de mim. Tranquilo,escuto a sabedoria do meu melhor Eu. Espero que me seja comunicada.
- Descubro o que é melhor e geralmente o ponho em prática.
- Dou a mim mesmo e recebo de mim mesmo.
- Sou mais feliz
Por que funciona:
  Quando cuido tão bem de mim quanto cuido dos outros, sinto-me mais feliz. Isto porque, quanto mais cuido de mim, menos irritado fico comigo mesmo e com os demais. E mais carinhoso me torno.
  Estamos sempre correndo atrás da felicidade, da paz interior e não cuidamos de nós mesmos. Sempre temos uma desculpa para não fazer isso e depois nós nos tornamos vítimas da situação. Este livro nos ensina muitas coisas,vale a pena ler.
  Todos os dias reserve um minuto para você cuidar melhor de si mesmo, faça algo por você ou para você.

Gostei muito deste livro, ensina as coisas simples da vida que podemos fazer por nós, a leitura é gostosa,simples e vale muito a pena ler.

TEXTO: RETIRADO DO LIVRO, UM MINUTO PARA MIM DO Dr. SPENCER JOHNSON.

—————

15/06/2013 19:19

amar é para os fortes

Em seu livro, O Amor é para os fortes, Marcelo Cezar, pelo espírito de Marco Aurélio, fala da diferença entre o apego e o amor. Obra espírita, muito envolvente, que prende nossa atenção desde o início do livro.

“Algumas pessoas acham que amar é chorar, sofrer, fazer tudo pela amada (o) sem respeitar as próprias escolhas.”

Ele evidencia que não existe a relação perfeita e sim a possível.

Ele fala também das pessoas que são dependentes emocionais. Elas acreditam que aquele que escolheram para amar será a sua tábua de salvação, entregam o seu poder, a sua vontade ao outro assim, num estalar de dedos.

Aproveitei este tema e fui buscar um pouco mais a respeito do amor, segundo o espiritismo...

Apego é a não-aceitação da impermanência das coisas. Na Terra nada se perpetua, somente a alma é imortal.

O apego é a memória da “dor” ou do “prazer” passado, que carregamos para o futuro. Atrás de cada sofrimento existe um apego. Quando temos algo querido ou pensamos ter a posse de alguém que muito amamos, sofremos ao nos separarmos dele. O ciúme é o resultado do apego (medo de perder).

O desejo e o apego, privados de consciência reflexiva, estreitam nossa visão de felicidade, descartando novas possibilidades de uma vida pacífica e alegre.

É preciso perceber a diferença entre o “amor real” e a “relação simbiótica”, ou mesmo o “apego familiar”. A realização espiritual não está em nos apegarmos egoisticamente aos entes queridos, e sim, nos interagirmos fraternalmente, uns com os outros. https://espiritananet.blogspot.com.br/2008/01/reflexes-sobre-o-apego.html

 

 

É tempo de começarmos a refletir a respeito do amor na Terra, que não se trata de abraços, beijinhos, afagos. Essa é uma dimensão do amor, do afeto conjugal, do amor fraternal. O amor é muito mais amplo. https://www.feparana.com.br/vida_valores.php?cod_item=433

Amar, no sentido profundo do termo, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros aquilo que se deseja para si mesmo. É buscar em torno de si a razão íntima de todas as dores que acabrunham o próximo, para dar-lhes alívio. https://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-11-amar-o-proximo-como-a-si-mesmo/instrucoes-dos-espiritos/i-a-lei-do-amor/

O amor no estágio egoísta. É mantido pela exagerada importância que a pessoa faz de si mesma, colocando-se como o centro das atenções. Ela ama mas, o mais importante, é o que ela sente ou deseja, e não o que a pessoa amada sente ou deseje. Infelizmente, a maioria de nós ainda apresenta esses dois níveis.

 O amor amadurecido. As pessoas que já atingiram esse nível colocam o outro como o ser mais importante. Já sabem compartilhar, repartir, conceder, dimensionar as necessidades daqueles a quem amam. Não se sentem diminuídos, nem humilhados, ao ceder em favor da felicidade de seus amados. Preocupam-se mais em amar do que sentirem-se amados.

Não há uma linha divisória entre esses níveis. Em nossas relações habituais, no dia a dia, seja em família, no trabalho ou na vida social, eles se confundem, conforme as situações enfrentadas ou as pessoas com quem nos relacionamos. Resta saber, portanto, qual desses três níveis é que mais nos caracteriza.
Mas ainda há um nível de amor: aquele exemplificado por Jesus. É o nível mais alto a ser atingido. Jesus era o próprio amor, amadurecido, gerando frutos, deixando sementes. Ele é a própria mensagem de amor... Esse é o nível ao qual devemos aspirar.

Verificando na frase de Emmanuel que somente o amor verdadeiro não se cansa, isso significa que, ao nos sentirmos cansados diante de alguma situação ou alguém, precisamos analisar se o sentimento que nos move em relação a esse alguém ou a essa situação é o amor verdadeiro. Somente esse sentimento, de natureza divina, é que nos dará a coragem necessária para continuarmos em frente, até que tudo se equilibre, em nós e ao nosso redor. O amor verdadeiro deve ser a motivação maior de nossa vida!

https://geak2002.blogspot.com.br/2010/10/o-exercicio-do-amor-verdadeiro-nao-pode.html

 

 

 Muitas pessoas pensam que ser fiel a si mesmo é se entregar aos seus instintos, desejos e viverem muitas aventuras, ser fiel a si é: quando eu digo que te amo, eu te amo, logo sou fiel ao meu sentimento. Quando eu amo, eu protejo, eu preservo sua imagem, eu cuido de você.

Texto: By Jacqueline

 

 

 

—————

25/05/2013 21:31

A Boa Sorte

 

A Boa Sorte

Em seu livro A Boa Sorte,  Alex Rovira Celma e Fernando Trias de Bes, fala que devemos construir a nossa boa sorte e não esperar ela acontecer. Livro maravilhoso, que é rico em detalhes, dicas e conselhos para cultivarmos o nosso trevo de quatro folhas. Espero que você se empolgue e vá em busca da leitura do mesmo.


Eles contam uma fábula sobre o trevo mágico, um trevo de quatro folhas, que dá a quem o possui um poder igualmente único: a sorte sem limites, no comercio, no amor, na riqueza... sorte ilimitada! Ela fala sobre um desafio de Merlin, ele reuniu vários cavaleiros e lançou o desafio de encontrar o trevo mágico de quatro folhas que nasceria no bosque encantado, porém ele não sabia exatamente o lugar, muitos cavaleiros saíram revoltados com o desafio impossível. Só dois cavaleiros permaneceram, o Nott ele usava uma capa preta, e disse o bosque encantado era enorme. Sei porém, a quem perguntar. Ele será meu. O outro se chamava Sid e usava uma capa branca, respondeu ao olhar questionador de Merlin: -Se você diz que o trevo da sorte ilimitada vai nascer no bosque, é porque assim será. Acredito em sua palavra. Por isso irei lá.
Assim, ambos partiram, levaram dois dias para chegar e agora só restavam cinco dias para encontrar o lugar onde nasceria o trevo. Nott e Sid fizeram a viagem separadamente, assim nenhum dos dois sabia em que lugar do bosque o outro estava.
No dia seguinte Nott resolveu procurar o príncipe da terra, o Gnomo. Pois ele morava debaixo da terra, ele dirá onde o trevo vai nascer. 
Ele saiu à procura do Gnomo, quando o encontro falou sobre o trevo que iria nascer e ele queria saber se ele tinha visto alguma raiz do trevo.
O Gnomo respondeu que não tinha visto nenhuma raiz do trevo e que no bosque  nunca nasceram trevos. Ele ainda afirmou que era impossível que o trevo brotasse ali e que quem tinha dito aquilo provavelmente o enganou.
O Nott logo rebateu e perguntou se não era ele quem estava lhe enganando e se já não tinha contado para o Sid. O Gnomo se zangou e o mandou ir embora. 
A mesma ideia Sid teve de procurar o Gnomo, falou a mesma história sobre o trevo e o Gnomo zangado lhe respondeu:  Que história e essa desse maldito trevo mágico hoje? Não há nem jamais houve trevos da sorte neste bosque. Simplesmente não podem nascer trevos aqui. Quem afirmou o contrário está errado ou está fazendo uma brincadeira de mau gosto.
Sid percebeu que algo estranho estava acontecendo. Segundo Merlin o trevo nasceria no bosque e, de acordo com o Gnomo era impossível  que nas atuais circunstâncias nascesse ali qualquer trevo. Os dois provavelmente diziam a verdade, mas talvez a verdade de cada um fosse diferente da outra.
Então ele resolveu perguntar o por que. O Gnomo, respondeu que era por causa da terra, os trevos precisam de terra fresca e arejada e a terra do bosque é dura, compacta. Portanto se você quiser que nasça  um trevo aqui renove a terra, Só se conseguem coisas novas quando se faz algo novo.
Ele perguntou onde poderia encontrar terra fértil e o Gnomo o orientou a buscar nas terras das vacas anãs. Então o cavaleiro seguiu rumo a terra, chegando lá encheu  dois alforjes de terra e partiu para uma área bem tranquila do bosque, encontrou um lugar que lhe parecia adequado, arrancou as ervas e o mato, removeu a terra velha (a que nunca tinha sido renovada) e finalmente jogou a terra nova no solo. Foi dormir, com muita dúvida se realmente nasceria naquele lugar o trevo já que o bosque era tão grande, mas ele sabia que se nunca havido nascido um trevo ali, era porque ninguém havia feito algo diferente. 
  No dia seguinte saíram em busca da Dama do lago... O Nott conversou com ela, mas disse logo que não queria saber dos problemas dela, queria apenas fazer uma pergunta: onde crescem os trevos aqui?
E ela lhe respondeu que os trevos não podem nascer aqui, pois necessitam de muita água. Eu distribuo a água por infiltração. Assim ele montou em seu cavalo e começou a odiar a sorte, pois era a coisa mais desejada e a mais inacessível do mundo.
  O Sid também falou com a Dama do lago, ele logo percebeu que havia algo de errado com o lago, pois não havia regatos ou rios. Ele disse que ajudaria a ela, mas precisava saber de quanta água  um trevo precisa? - Precisa de água em abundância, a terra deve estar sempre úmida. 
  Então ele fez um sulco na terra até o local da terra fresca e criou um riacho.
  No outro dia os dois novamente saíram em busca de respostas e procuraram a Sequoia, rainha das árvores.  Nott muito impaciente com a árvore milenar perguntou- lhe se nunca havia nascido um trevo ali. E ela lhe disse que nunca. Ele ficou deprimido já era a terceira pessoa que lhe dizia ser impossível. Ele não se deu conta de que era preciso fazer alguma coisa a respeito e se sentia uma vítima, usado e enganado.  
  Sid acordou feliz com tudo que havia providenciado, mas faltava algo, então, lembrou-se de perguntar a árvore mais sábia do bosque, a Sequoia... Como sempre, muito gentil ele perguntou o que mais faltava para que um trevo possa crescer além de terra nova e água suficiente. Ela respondeu que ele necessita tanto de sol como de sombra e neste bosque só tinha sombra. Ele pediu a permissão dela para podar alguns galhos de suas súditas, ela orientou para que ele apenas retirasse as folhas e os galhos secos e que não deixasse para fazer para fazer amanhã, o que ele poderia fazer hoje. Quanto mais ele criava as condições para o trevo mágico nascesse, menos ele se preocupava com o fato de ter escolhido corretamente o lugar em que isso de daria. 
  No sexto dia, Nott abatido vagou pelo bosque e responsabilizava Merlin, dizendo que era vítima de um erro ou engano. Então, ele resolveu procurar Ston, a mãe das pedras. Ele repetiu a mesma pergunta e ela lhe respondeu: - É claro que não! Como  você quer que cresçam trevos entre as pedras?
  Sid passou amanhã perguntando a todos os seres que encontrava no bosque o que podia estar faltando para terra, além do sol, da sombra e da água para que um trevo de quatro folhas nascesse ali. Ninguém soube lhe responder, então, resolveu ir ao ponto mais alto do bosque para ver se algo lhe chamava a atenção. "A perspectiva, à distância e a visão do horizonte sempre dão ideias úteis e inesperadas", Pensou. Ele subiu o penhasco e a voz da pedra o assustou, ele aproveitou a oportunidade e perguntou o que faltava, ela disse o que já havia dito a Nott, trevos de quatro folhas não crescem onde há pedras, mas os de três folhas, sim. Então mais do que de pressa ele desceu o penhasco, cavalgou de volta ao seu pedaço de terra e trabalhou arduamente removendo todas as pedras.
  Quando a noite caiu os cavaleiros se encontraram, Nott perguntou se Sid tinha encontrado o trevo, ele disse que já não o procurava há três dias. Desde que o Gnomo lhe disse que trevos no nascem no bosque encantado, ele tinha se dedicado a criar um espaço. Nott perguntou se ele estava louco, pois ele estava fazendo uma horta sem ter a certeza de que o lugar seria ali, pois o bosque era enorme e foi embora.
  A última noite poderia ter transcorrido serenamente, mas não foi para nenhum dos dois. A bruxa Morganática e a coruja visitaram Nott e ela lhe propôs um trato, ela lhe dizia onde o trevo nasceria e ele mataria Merlin.  Segundo ela, Merlin enganou a todos e o trevo ia nascer no jardim do castelo real e quem o colheria era o próprio Merlin. Nott louco de raiva selou o cavalo e desapareceu velozmente a caminho do castelo.
  Ela também procurou o Sid e contou outra mentira, porém ele não se deixou levar e a bruxa saiu com raiva. "Desconfie daquele que lhe propõe planos com os quais se ganha muito de forma fácil e rápida. Suspeite de quem tentar lhe vender a sorte. 
  Na manhã seguinte o tempo foi passando sem nenhuma novidade, mas disse  mais mesmo: "Bom, de qualquer maneira, vivi apaixonadamente estes dias no bosque encantado. Fiz o que acreditei ser o certo e necessário”.
  O vento, senhor do destino e da sorte, agitou as folhas das árvores e começaram a chover pequenas sementes que pareciam minúsculos grãos de ouro verde em absolutamente em todos os cantos daquele lugar e de todo o reino encantado. À medida que caíam se confundiam com o solo, como sementes jogadas no deserto. Exceto algumas que foram parar numa pequena extensão de terra fresca e fértil, com sol, água e sombra.
  Sid agradeceu ao senhor dos ventos, porém ele  disse que não precisava agradecer, na verdade, tanto fazia o lugar que Sid escolhesse. O importante era preparar o terreno como ele havia feito. A sorte é a soma de oportunidade e preparação.
  Nott chegou ao castelo e foi a procura de Merlin com a espada desembainhada e seu rosto crispado de ódio. Encontrou Merlin no jardim, porém o jardim estava todo coberto com azulejos. E Nott perguntou por que ele tinha feito aquilo com o jardim e Merlin lhe respondeu: - Porque do contrário, você teria me matado. Eu, Merlin, o mago sei de tudo, sei que a bruxa lhe procurou e se eu não tivesse feito isso só depois de procurar por todo o jardim e não encontrar o trevo você perceberia que foi enganado pela bruxa e eu já teria morrido. O trevo nasceu no bosque como prometi. Havia trevo para muitos, inclusive você, mas você abandonou suas chances, não acreditou em si mesmo. E mais: Esperou sempre que os outros o presenteassem com a sorte. E assim Nott  foi para o seu castelo e permaneceu em total solidão por longo tempo.
  Sid chegou ao castelo e mostrou-lhe um punhado de trevos de quatro folhas e lhe agradeceu, pois devia isso à ele. Merlin disse: - Foi você que decidiu não confiar no acaso para encontrar o trevo e preferiu criar as condições para que ele chegasse até você. 

 

 

E assim aprendemos que não devemos esperar que as coisas caiam em nossas mãos, temos que acreditar, confiar e nos preparar para que quando a oportunidade surja não  a desperdicemos. E percebemos também as atitudes dos dois cavaleiros, um é pessimista, desconfiado, inseguro, mal humorado e o outro é totalmente o  oposto.  Eles nos ensinam as 10 regras da Boa Sorte, que façamos os ensinamentos dessas regras e que encontremos o nosso trevo mágico de quatro folhas.

 


          
                                  Regras da Boa Sorte

1. A sorte não dura muito tempo, pois não depende de você.
    A boa sorte é criada por você, por isso dura para sempre.

2. Muitos são os que querem ter a Boa Sorte,
      mas poucos os que decidem busca-la.

3. Se você não tem a Boa Sorte agora,
      Talvez seja porque está sob as circunstancias de sempre.
      Para que ela chegue, é conveniente criar novas circunstancias.

4. Preparar as condições favoráveis para a boa sorte
      não significa buscar somente o benefício para si mesmo.

5. Se você deixar para amanhã o trabalho que precisa ser feito, a Boa Sorte talvez nunca chegue.Criar as condições favoráveis requer dar um primeiro passo. Faça isso hoje mesmo!

6. Às vezes, mesmo que as condições 
      favoráveis estejam aparentemente presentes,
      a  Boa Sorte não chega.
        
      Procure nos pequenos detalhes
    o que for aparentemente desnecessário 
    mas imprescindível!

7.  Para quem só  acredita no acaso,
      Criar as condições favoráveis parece absurdo.

    Para quem se dedica a criar as condições favoráveis,
    O acaso não é motivo de preocupação.

8. Ninguém  pode vender a boa sorte.
    A Boa Sorte não se compra.

    Desconfie dos vendedores da sorte.

9. Após criar todas as condições favoráveis,
    tenha paciência, não desista.

10. Para criar a Boa Sorte é preciso 
      Prepara as condições favoráveis 
      Para as oportunidades.

      As oportunidades, porém,
    não dependem de sorte ou de acaso:
    Elas estão sempre presentes!



Segundo seus autores, a história da Boa Sorte nunca chega às suas mãos por acaso...

 

 

 

Texto:   By Jacqueline

Fonte:  Trechos retirados do livro, A BoaSorte:         AlexRovirCelma    e    FernandoTrias de Bes.   

—————

12/05/2013 22:53

Coragem de amar

 

A coragem de amar

 

 

Em seu livro Coragem O prazer de viver perigosamente, Osho fala sobre a coragem de amar, vou colocar alguns trechos do livro, eu me apaixonei por esse livro. Vocês precisam ler, é simplesmente maravilhoso.

 

“O medo não é nada mais que ausência de amor. Faça algo com amor, esqueça o medo. Se você ama bastante, o medo desaparece.

A escuridão não existe, você não pode acabar com ela. Faça o que fizer, você não pode acabar com ela. Não pode trazê-la, não pode projetá-la. Se quiser fazer alguma coisa com a escuridão, terá que fazer alguma coisa com a luz, pois só podemos estabelecer relação com algo que tenha existência própria.

 Medo é escuridão. É ausência de amor.

Não lute contra o medo; do contrário, você ficará cada vez mais amedrontado e um novo medo invadirá seu ser: o medo do medo, que é muito perigoso. Em primeiro lugar, o medo é uma ausência e, em segundo, o medo do medo é o medo da ausência da ausência. Então você enlouquece.

O medo nada mais é que ausência de amor. Faça algo com amor, esqueça o medo. Se você ama bastante, o medo desaparece. Se ama profundamente, você não sente medo.

Quando você amou alguém, mesmo que por um instante, você sentiu medo? O medo não existe em nenhum relacionamento em que, mesmo que por um único instante, duas pessoas se amaram profundamente e aconteceu um encontro, elas entraram em sintonia- neste momento não sentem medo.

 Se você sente que existe medo em seu ser, ame mais. Seja corajoso ao amar; tenha coragem. Seja aventureiro no amor; ame mais e ame incondicionalmente, porque quanto mais você ama menos medo sente. E, quando eu digo amor, quero dizer todas as quatro camadas do amor, do sexo ao samadhi.

Ame as pessoas-incondicionalmente. Se tiver algumas condições em mente, você nunca será capaz de amar; essas condições virarão barreiras. Se o amor faz bem a você , por que se importar com condições? Se faz tão bem, se causa um bem-estar tão profundo-ame incondicionalmente, não peça nada em troca. Se você entender que só amando aumentará seu destemor, você  amará apenas pelo prazer que isso lhe dá!

Se você não ama de todo o coração, está barganhando. Você quer forçar a outra pessoa a fazer alguma coisa por você, só então você ama; do contrário, você trairá seu amor. Você está usando seu amor como uma punição, ou como uma imposição, mas não está amando.

O amor virou uma exigência:” O outro não me ama”. Esqueça o outro! O amor é um fenômeno tão lindo, se você ama você usufrui.

E quanto mais ama, mais cativante você fica. Quanto menos ama, mais você exige que os outros o amem, e menos cativante você fica, mais se fecha, mais se confina em seu ego.

Se você entende o que eu digo, deixe de lado todos os medos e ame mais- ame incondicionalmente. Não pense que você está fazendo algo pelos outros quando ama; você está fazendo algo por si mesmo. Quando ama, isso faz bem para você. Então não espere; não diga que vai amar quando os outros amarem- isso absolutamente não importa.

Seja egoísta. O amor é egoísta. Ame as pessoas- isso fará com que se sinta cada vez mais abençoado.

E, quando o amor se aprofunda, o medo é a escuridão.

SÓ EXISTE UMA POBREZA E ESSA POBREZA É O CORAÇÃO QUE NÃO SABE AMAR.”

 
 

 

Trecho retirado do livro: Coragem, o prazer de viver perigosamente de OSHO.

Texto: By Jacqueline

—————

14/04/2013 22:57

Coragem - OSHO

Diariamente, eu tento vencer os meus medos. É uma luta árdua, ser ou não corajosa, vencer obstáculos, ultrapassar limites. Venho buscando várias maneiras de encontrar a coragem de viver perigosamente, nem sempre eu venço, mas não deixo de tentar, se hoje foi difícil, amanhã poderá ser mais fácil... trouxe um pouco da sabedoria de Osho para compartilharmos, espero induzí-lo (a) a ir mais longe.

 

 

O que é a coragem?

CORAGEM

É entrar no desconhecido apesar de todos os medos. A coragem não é falta de medo. A falta de medo surge quando cada vez te volta mais corajoso. A falta de medo é a experiência absoluta da coragem;

Nunca me encontrei com ninguém que não tenha, dificuldades no amor. Tem algo que ver com o amor, com o mundo do amor.

No Oriente, ao ver as dificuldades que entranhava, as pessoas se escaparam. Começaram a negar seu amor, a rechaçá-lo. converteram-se em pessoas sem amor mas o chamavam falta de apego. Pouco a pouco, ficaram mortiços. O amor quase desapareceu do Oriente e só ficou a meditação.

Meditação significa que se sente bem em sua solidão. Meditação significa que só está aparentado contigo mesmo. O círculo está completo contigo; não precisa te sair dele. É obvio, o noventa e nove por cento de seus problemas resolvem, mas a um preço muito elevado. Agora terá menos preocupações. O homem oriental tem menos preocupações, menos tensões... vive quase em sua própria cova interna, protegido, com os olhos tampados. Não permite que se mova a energia. Faz curto-circuito... basta um pequeno movimento de energia dentro de seu ser para que se sinta feliz. Mas esta felicidade está um pouco morta. Sua felicidade não é júbilo, não é alegria.

No Oriente tentamos viver sem amor, renunciar ao mundo — que significa renunciar ao amor—, renunciar à mulher, renunciar ao homem, a todas as oportunidades nas que pode florescer uma flor.

No Ocidente aconteceu exatamente o contrário. A gente tentou encontrar a felicidade por meio do amor, e isto foi a causa de muitos problemas. perderam o contato consigo mesmos. afastaram-se tanto de si mesmos que não sabem como voltar. Não sabem onde está o caminho, onde está sua casa. sentem-se insignificantes, desamparados, e seguem fazendo esforços de amor com aquela mulher, com aquele homem: heterossexual, homossexual, autosexual. Tentam-no de todas as maneiras mas se sentem vazios, porque só o amor te pode fazer feliz, mas não há silencio nele.

E um dia te dá conta de que todo esse esforço não tem sentido porque está tentando encontrar ao outro, mas ainda não encontraste a ti mesmo.

 

Os dois caminhos fracassaram. Oriente falhou porque tentou a meditação sem amor. Ocidente falhou porque tentou o amor sem meditação.

Quando digo que perca o medo, não me refiro a que não haverá temores na vida. Chegará a te dar conta de que noventa por cento dos medos são pura imaginação. Dez por cento são reais, e tem que aceitá-los. Não converto às pessoas em corajosos. Volto-os mais receptivos, sensíveis, atentos, e sua atenção é suficiente. dão-se conta de que seus medos também podem servir de degraus.

Em princípio não há muita diferença entre uma pessoa covarde e uma corajoso. A única diferença é que o covarde escuta seus medos e se deixa levar por eles, enquanto que a pessoa corajoso os aparta e continua seu caminho. A pessoa corajoso entra no desconhecido apesar de todos os medos.

O CAMINHO DO CORAÇÃO

A palavra «coragem» é muito interessante. Provém da raiz latina, cor, que quer dizer coração  —, portanto ser corajoso significa viver com coração. Os covardes e só os covardes vivem com acabeça; estão atemorizados, rodeiam-se da segurança da razão. Atemorizados, fecham todas as janelas e as portas e se escondem detrás. 

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver com amor, com confiança; é entrar no desconhecido. É renunciar ao passado e permitir o futuro.

 Coragem é entrar por caminhos perigosos. A vida é perigosa, e só os, covardes podem evitar o perigo, mas então, já estarão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, vital, sempre se aventurará ao desconhecido. Ali encontrará perigos, mas se arriscará. O coração sempre está disposto a arriscar-se, ao coração gosta de apostar.

 A cabeça é um homem de negócios. A cabeça sempre faz cálculos, é ardilosa. O coração não é calculador.

Só respondo ante meu coração e ante ninguém mais. Você só deve responder ante sua pessoa. Não vá contra ti mesmo, porque fazê-lo é cometer um suicídio, é te destruir. E, o que pode ganhar? Embora a gente te respeite e pensem que é uma pessoa muito séria, respeitável e honrada, isso não vai enriquecer te. Estas coisas não lhe vão proporcionar uma maior compreensão da vida e de sua enorme beleza.

Só deveria preocupar-se de cuidar e proteger as qualidades que poderá te levar contigo quando a morte aniquile seu corpo e sua mente, porque estas qualidades serão sua única companhia. São os únicos valores verdadeiros, e só as pessoas que o conseguem estão vivas; o resto finge estar vivo.

NÃO FAÇA CASO DAS ESCRITURAS, faz caso a seu coração. Essa é a única escritura que eu recomendo: escuta atentamente, muito conscientemente, e nunca te equivocará. Escutando a seu próprio coração nunca estará dividido. Escutando a seu próprio coração, começará a ir na direção correta, sem ter que pensar no que está bem ou está mau.

A nova humanidade terá uma habilidade que consistirá no segredo de escutar ao coração conscientemente, vigiando, atentamente. lhe siga aonde quer que te leve. Sim, às vezes te levará a algum perigo, mas recorda que esses perigos são necessários para que mature. Às vezes te confundirá, mas essas confusões são parte do crescimento. Cairá muitas vezes; volta a te levantar, porque caindo e te levantando é como volta a recuperar forças. Assim é como alguém se equilibra.

E você não é, de maneira nenhuma, menos que outros. te respeite, respeita sua voz interior e obedece-a.

Tenha em conta que não te estou garantindo que isto te vá conduzir sempre ao correto. Muitas vezes conduzirá ao equivocado, porque para chegar à porta correta terá que chamar primeiro a muitas portas equivocadas. É assim. Se te encontrar com a porta correta de repente, não saberá reconhecer que era a correta. portanto, recorda que no balanço final os esforços nunca sobram; todos os esforços contribuem ao desenvolvimento final de seu crescimento.

Ao te perder muitas vezes, aprende a não te perder. Ao cometer muitos enganos aprende o que é um engano, e como não cometê-lo. Sabendo o que é um engano, vai aproximando mais à verdade. É uma exploração individual; não pode depender das conclusões de outros.

Se for inteligente está preparado para penetrar no desconhecido, porque sabe que, embora desapareça todo mundo conhecido e esteja no desconhecido, será capaz de te instalar aí. Confia em sua inteligência. A dúvida está em guarda; a inteligência se mantém aberta porque sabe que «aconteça o que acontecer, será capaz de aceitar o desafio, será capaz de responder de uma forma adequada». A mente medíocre não tem essa confiança em si mesmo. O conhecimento é medíocre.

Não tente compreender a vida. Vive-a! Não tente compreender o amor. te instale no amor. Então saberá, e esse saber surgirá de sua experiência. Esse saber não destruirá o mistério: quanto mais saiba, mais saberá que fica muito por saber.

Em realidade, a mente que procura explicações é uma mente medrosa. devido a este medo, quer procurar explicações a tudo. Não pode fazer nada se não o explicaram antes.

A vida não está estancada, é dinâmica, é um processo. Não pode fazer um mapa da vida. Não é mensurável, é um mistério incomensurável. Não procure

explicações.

E isto é o que chamo maturidade mental: quando alguém chega a um ponto no que olhe a vida sem fazer perguntas, e se inunda nela com coragem e sem medo.

 Se não poder confiar é melhor que duvide, porque através da dúvida, antes ou depois, poderá surgir a possibilidade da confiança. Não pode viver eternamente com a dúvida. A dúvida é uma enfermidade; é uma doença. Se dúvidas nunca estará satisfeito; 

Trecho retirado do livro: Coragem, o prazer de viver perigosamente - OSHO.

Texto: By Jacqueline

—————

06/04/2013 12:04

Vem conhecer meu querido Pernambuco

 

Praia de Porto de Galinhas

Gente, eu sou apaixonada por essa praia, o lugar é lindo, gostoso de andar pela vila, repleto de restaurantes, temos o passeio de jangada para vermos de perto os corais e os peixes vem comer nas nossas mãos... É show de bola, eu recomendo. Vem comigo, conhecer o meu Pernambuco querido!

 

 

Porto de Galinhas é uma conhecida praia da Região Nordeste do Brasil, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais,estuáriosmangues, areia branca e coqueirais.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas.

Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentada por surfistas de diversas nacionalidades.

Trecho - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Porto_de_Galinhas

 

 

 

 

 

Curso de Agente de Viagens

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 

Praia dos Carneiros

Em Tamandaré você tem que desfrutar da paisagem selvagem da praia dos Carneiros, localizada à 5 Km da cidade. Carneiros é uma praia de sonhos. São 5 Km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1Km de extensão.https://www.guiatamandare.com.br/carneiros.php

 

 

Curso de Agente de Viagens

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 

Olinda

Olinda é um município do estado de Pernambuco, no Brasil. Está localizado na Região Metropolitana do Recife. Possui uma população de 375 559 habitantes.6 É uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1982, após Ouro Preto.   https://pt.wikipedia.org/wiki/Olinda

 

    Hoje, caso entre um turista em Olinda, ele logo será abordado pelos Guias-Mirins, uma organização onde jovens entre 14 e 17 anos, que contam a história de Olinda aos visitantes de nossa região. Mesmo “não fazendo parte” do turismo, esses garotos explicam sobre o Patrimônio Cultural da Humanidade, falando rápidos os textos aprendidos.

A organização começou em meio a década de 70 a partir de um ato de caridade iniciado pelo sacristão da Igreja da Sé, apelidado de Chico da Sé, que decidiu acabar com a mendicância de menores na frente de sua igreja (Igreja da Sé). Para isso ele ensinou as crianças um pouco da história de Olinda, com isso os garotos começaram a ganhar “um trocado” dos turistas.

    Logo o caso dos guias-mirins deu origem a um órgão público chamado de Casa da Criança, inaugurado em 1888.

    Atualmente, são 20 guias com idades entre 14 e 17 anos, que recebem treinamento no SENAC, com aulas específicas sobre a atividade de guia de turismo, cursos de idiomas com o apoio de instituições privada e recebendo 60% de um salário mínimo por mês, tornando o custo do passeio de graça para os turistas (apesar de alguns turistas acrescentarem uma gorjeta).

https://www2.uol.com.br/JC/_1999/1510/tu1410h.htm

Sem falar dos repentistas...

Cantar repente, como o próprio nome já diz, é cantar de improviso (de repente) e exige muita astúcia e rapidez de raciocínio. O repentista ou violeiro tem uma memória espantosa e uma precisão surpreendente, pois passam horas atacando e se defendendo, respondendo charadas, recitando trava-línguas e desfazendo insultos. E nesses encontros são formuladas verdadeiras filosofias populares e obras primas da poesia.

https://culturanordestina.blogspot.com.br/2010/05/videos-sobre-cantorias.html

 

Passei uma tarde maravilhosa, em Olinda. Não poderia deixar de registrar este momento e mostrar um pouco desta vista maravilhosa do Alto da Sé. Aqui você encontra muito artesanato, comidas típicas,restaurantes maravilhosos e muita cultura. O carnaval é sem igual.

 

  

 
 

 

 

 

 

 

 

Curso de Agente de Viagens

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 

São José da Coroa Grande é um município brasileiro  do estado de Pernambuco. Está localizado a 114 km da capital pernambucana, Recife.

  

História

Margeada por piscinas naturais, a cidade tem sua denominação inspirada nas coroas que emergem nas marés baixas nos bancos de areia entre a beira-mar e os corais.

Em homenagem aos índios caetés, povo nativo da região, o Município era chamado de Puirassú, que na língua tupi significa Coroa Grande. Apenas em 31 de dezembro de 1958, com a publicação da Lei 3.340, a cidade passou a ser considerada um Município autônomo, recebendo o nome de São José da Coroa Grande.

O marco inicial do município foi a Matriz de São José, ponto de onde partiu toda sua expansão e que até os dias de hoje atrai a população local e turistas que desfrutam as belezas e histórias da Costa Dourada.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º53'52" sul e a uma longitude 35º08'52" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população estimada em 2010 era de 18 712 habitantes. Possui uma área de 69,2 km².

São José da Coroa Grande é a última cidade pernambucana em direção ao sul, a menor praia e a mais povoada.

É banhada pelo Rio Una, pelo Riacho Meireles e pelo Rio Persinunga.

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_da_Coroa_Grande

  

 

         

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 
 

                      GOIANA- PE

 

Com sol forte e temperatura elevada em pleno domingo, resolvemos dar um pulinho às praias de ponta de pedras e Catuama em Goiana-pe. Saímos de Recife e percorremos aproximadamente 60  Km pela BR 101 norte até chegarmos na entrada da PE-49 que dá acesso  ás praias de ponta de pedras, Catuama, carne de vaca e Tejucupapo. Encontramos em Catuama uma bela vista, praia calma de águas azuis e morninha, muitas  casas de veraneio e uma grande especulação imobiliária, certamente por conta da construção da HEMOBRÁS  da instalação da fábrica da FIAT. Na praia de ponta de pedras encontramos uma orla mais reduzida pela presença de muitos bares que servem ótimos petiscos, principalmente deliciosos caranguejos e guaiamuns. Encontramos várias pousadas muito bem estruturadas e um povo simples, porém muito acolhedor.  A cena mais bonita que vimos nesta aventura, foi o esforço de um pai para levar seu filho deficiente (paralisia cerebral) para tomar banho de mar.  A grandiosidade daquele momento nos emocionou, pois, enquanto muitos pais negam, rejeitam e até excluem de suas vidas seus filhos com algum problema, aquele homem estava carregando em seus braços o seu  filho adulto até a água e o banhou com um carinho inenarrável. Só em ter presenciado este momento já fez valer toda a viagem. Em breve pegaremos a mesma estrada e iremos para as praias de carne de vaca e Tejucupapo.

Catuama

A praia de Catuama é a uma das praias mais agitadas do litoral Norte de Pernambuco no verão, além de ser uma das zonas do município que recebe mais turistas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catuama

Ponta de Pedras

Textos: By Jacqueline e Alcides

Fotos: By Jacqueline e Alcides

—————

28/01/2013 00:36

Convivendo com o mal de Alzheimer

Olha, gente, ter um familiar com mal de Alzheimer,  não é nada fácil e conviver de perto com o portador deste mal, aceitar que aquela mente brilhante que você conviveu já não está mais ali é de cortar o coração.

Minha mãe tem 89 anos é portadora deste mal, deixo aqui um pouco da pesquisa que fiz de maneira simples, pois o assunto ainda é muito complexo. É muito difícil ser uma cuidadora, exige paciencia, amor,dedicação, carinho e muito mais...

 

O que é o mal de Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/alzheimer

causas:

“Até agora se acredita que isso seja multifatorial, causado por componente genético, fatores externos (baixa escolaridade, por exemplo), alterações vasculares (hipertensão, diabetes etc.), traumatismos cranianos com perda de consciência, alterações nutricionais e depressão”, enumera. Outros problemas podem causar demências, por exemplo, deficit de vitaminas, doenças da tireoide, alterações renais, portanto doenças que podem ser evitadas.

https://www.brasil.gov.br/sobre/saude/saude-do-idoso/mal-de-alzheimer

sintomas:

No começo são os pequenos esquecimentos, normalmente aceito pelos familiares como parte normal do envelhecimento, mas que vão agravando-se gradualmente. Os idosos tornam-se confusos, e por vezes, ficam agressivos, passam a apresentar distúrbios de comportamento e terminam por não reconhecer os próprios familiares.

À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes dos familiares e cuidadores, quando precisam de ajuda para se locomover, têm dificuldades para se comunicarem, e passam a necessitar de supervisão integral para suas atividades comuns de vida diária (AVD), até mesmo as mais elementares, tais como alimentação, higiene, vestir-se...

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mal-de-alzheimer/index.php

 

Tratamento:

1-    Tratamento dos distúrbios de comportamento: para controlar a confusão, a agressividade e a depressão, muito comuns nos idosos com demência. Algumas vezes, só com remédio do tipo calmante e neurolépticos (haldol, neozine, neuleptil, risperidona, melleril,entre outros) pode ser difícil controlar.

2-    A orientação para uma família que está se defrontando com

3-    a situação de ter um idoso com demência, resumem-se nestas dicas:

1- A tarefa de cuidador principal pode ser só de uma pessoa, mas todos

os familiares devem se esforçar para ajudar e amenizar a carga e o stress deste cuidador.

2- Todos os familiares devem tomar conhecimento da doença que estão lidando. Informação nunca é demais!

3- A família, em conjunto, deve planejar o cuidado do idoso, com tarefas, horários e contribuições, inclusive, financeira. A doença de Alzheimer é uma doença de alto custo, com gastos elevados com remédios, fraldas descartáveis, plano de saúde, cuidadores profissionais para ajudar no banho, no curativo, dar medicações, para dormir...

4- O auxílio dos grupos de autoajuda, no caso, a Associação Brasileira

de Alzheimer, sempre é muito valioso. São organizações que se preocupam exclusivamente com este tipo de doença, e fornecem uma

série de subsídios para o cuidado efetivo. Suas reuniões são bastante

educativas, e mostram-nos que não estamos lutando sozinhos. Solidariedade aliada à informação, na família e na comunidade! Este é o principal caminho para enfrentarmos, com relativo sucesso, tão difícil empreitada.

https://www.cuidardeidosos.com.br/wp-content/uploads/2008/04/manual-do-cuidador-alzheimer.pdf

 

Quando fica zangada, angustiada só mesmo fazendo ela catar piolhos, cantar músicas infantis, de igreja ou rezar o terço para acalmá-la. É preciso respeitar o seus gostos musicais, sua religião e suas histórias.

o segredo está na união familiar em prol de um tratamento humano, baseado no respeito e amor por quem cuidou de você na sua infância.

26/01/2014

Texto: By Jacqueline

Fotos: By Jacqueline

Artigos: retirados dos respectivos sites que foram citados acima.

—————

22/01/2013 22:31

Obrigada, mamãe, pela sua presença.

 

Aproveitando o que a vida nos oferece...

 

Nestas festas de fim de ano, pude ver, sentir e vivenciar que não somos vítimas das circunstâncias, podemos usufruir de bons e grandes momentos com o pouco que temos, se soubermos aproveitar melhor a situação... Minha mãe tem o mal de Alzheimer há 01 ano e por isso estamos limitados em realizar ou participar de grandes festas de final do ano ou fazer viagens. Mas quando temos amor, carinho e respeito por quem nos cuidou e amou a vida toda, encontramos sempre um jeitinho para mantermos as nossas tradições. Nem a chuva tirou o brilho de nossa festa, criamos um ambiente muito gostoso, perto da piscina, estávamos todos alegres, por nossas vitórias pessoais, ou simplesmente estarmos vivos, com saúde e por termos a nossa mãe ao nosso lado. Tínhamos gratidão à Deus por nos

permitir mais uma passagem de ano ao seu lado e em seus pequenos momentos de lucidez, ela estava feliz por nossa união. Grande momento para todos nós, cada um deu um pouco de si para tornar este momento especial. Hoje tenho a certeza de que em seu mundinho particular, ela sabe que colhe o que plantou a vida toda como mãe.

Nós poderíamos ter nos martirizados, ter nos lamentados, por estar em casa ao invés de estarmos em outros lugares, mas não. Estávamos todos contentes, entusiasmado, empenhados em realizarmos um grande réveillon, pois o importante não era a festa em si, mas a oportunidade de estarmos, ali, com ela.

Não sabemos quantos reveillon teremos ao seu lado, mas temos a certeza de que todos os que vivemos teve um significado maior pela sua presença em nossas vidas. Obrigada, mamãe.

31/12/2012
 

 

31/12/2013

 

 

Texto: By Jacqueline

Foto: By Jacqueline

—————