blog da Jac


A solidão dos homens

09/03/2012 22:16

   Em seu livro Perdas e Ganhos, Lya Luft relata que fez um grupo com homens para debater coisas do dia a dia. Ela fala que a solidão dos homens lhe pareceu mais árida do que a das mulheres,que têm outros tipos de laços afetivos: família, amigos, até mesmo sua casa.Eles relataram que" entre o papo superficial com os amigos e o receio de decepcionar ou assustar(ou irritar?) as mulheres com sua própria fragilidade, com suas preocupações mais íntimas ou seus dramas, os homens silenciam."

  " Com suas mulheres muitas vezes queixosas, obsessivamente encerradas na sua maternidade consu- mindo-se nos cuidados domésticos ou em uma excessiva futilidade, restalhes o papel de provedor.  A ne- cessidade  de ter alguém com quem dialogar, com quem realmente se abrir, era quase uma constante em seus comentários: Com meus amigos, falo dessas coisas que homens fala: política,futebol... com a mulher, não quero me abrir porque ela logo fica nervosa e me cobra mil coisas... e aos filhos, ah, esses eu tenho de proteger, não é? "

   A queixa principal das mulheres é que não há diálogo com o homem..". Ah, não adianta... homens não gostam de falar... têm dificuldade com as palavras, não têm jeito com elas... fogem da emoção... são uns covardes. É da natureza deles."

   Então ela nos questiona: " Nós realmente lhes abrimos espaço ao nosso lado, nós de verdade os estimulamos, e os escutamos, somos parceiras ou quando chegam em casa despejamos em cima deles uma tonelada de queixas sobre a casa, a empregada, as crianças,o trânsito,os preços do supermercado...como se esta, a nossa imediata, fosse a única realidade?

   Bom, ela fala que deveríamos ter bom humor, um sorriso afetuoso, o silêncio carinhoso, o colo acolhedor aberto ao outro e para nós mesma.

 

   Eu tenho visto que os homens tem mudado um pouco... Eles tem buscado mais ajuda, fazem terapias, vão à igreja, templos, centros espiritualizados em busca de respostas, consolos, companhia ou simplesmente ajudando o próximo.      Tenho visto homens assumindo os filhos na separação ou compartilhando a guarda. Indo para a cozinha, ajudando nas tarefas domésticas ou até morando sozinhos e fazendo toda as atividades do lar. Acho que na vida de hoje não tem mais espaço para: isto é tarefa de homem e isto é de mulher. As relações estam bem mais equilibradas nas faixas etárias das pessoas maduras. A mulher também tem buscado ser uma grande companheira, amiga, amante e vem conquistando cada dia o seu lugar no campo profissional. Acredito que tanto homem como mulher estão em grandes transformações... e você?

Texto: By Jacqueline

Fonte: Extraído do livro perdas e ganhos de Lya Luft

 

 

—————

Voltar