blog da Jac


Iogurte caseiro

02/06/2014 08:26

Bom, gente, nada como começar o dia tomando um iogurte caseiro, quando eu estive num retiro budista, lá em Timbaúba/PE, pude saborear muitas das delícias da cozinha vegetariana e pela manhã era oferecido no café um delicioso iogurte feito lá mesmo. Então pedi a receita e trouxe para vocês.  Fiz uma pequena pesquisa e a receita varia muito pouco. O importante é saber que se for o leite de caixinha, longa vida, tem que deixar um pouco mais de tempo, em algumas receitas eu vi que ele deve ficar 24hs no forno. Vamos conferir a receita que a Lia me mandou?

Oi, querida. 

Para fazer o iogurte não tem mistério:

Você esquenta um litro de leite integral até o ponto em que ainda é possível manter o dedo (limpo!) dentro. isso é mais ou menos 45 graus.. É tipo banho de bebê esperto, bem morninho mas sem queimar ninguém. 

 

Daí você mistura nesse leite 3 colheres de sopa de leite em pó (melhor que misture com um pouco do leite da panela e depois misture) e 100g de iogurte integral (pode colocar mais, esse é o mínimo). 

Depois você coloca essa mistura num vidro, tampa e deixa pelo menos 8h em um lugar protegido de oscilação de temperatura (um forno, um armário, um isopor grande).

Aí pronto, ficou pronto. 

Beijo grande!

Lia

 

 Você também pode bater no liquidificador o iogurte com suco de laranja e mel... Hummmmmmmmmmmm, delícia!

Texto: by Jacqueline

Fotos: By Jacqueline e Alcides

 

—————

Voltar