blog da Jac


Parceria do Movimento, Faculdade Guararapes x Mão Amiga Muribeca e AMAS

07/01/2014 23:51

 

                   A COMUNIDADE NOVA MURIBECA

                                  EM MOVIMENTO

 

Um dos grandes problemas das comunidades mais carentes é a falta de vagas disponíveis pelo setor de saúde pública para tratamento de fisioterapia.    Infelizmente, o número de pessoas que necessita deste nobre serviço só tem aumentado. São idosos que com dificuldade de andar, acamados que não conseguem se movimentar nem no próprio leito, vítimas de acidentes automobilísticos principalmente motos, pessoas com síndromes que dificultam a deambulação, pacientes com hanseníase, pós-operados (principalmente mastectomia), pacientes com deficiência respiratória e vários outros males que acometem os moradores das comunidades. Muitos destes pacientes passam até seis meses para conseguir uma consulta com o fisioterapeuta, outras pessoas não tem a mesma sorte e ficam com limitações motoras, algumas até conseguem depois de muito tempo, mas não tem dinheiro para ir até o local da consulta.  Observando essa imensa lacuna entre o dever do  poder público e a necessidade do povo, uma parceria maravilhosa foi firmada. O grupo de apoio a famílias carentes MÃO AMIGA Muribeca, juntamente com o AMAS (associação memorial de ação social),buscaram ajuda junto à FACULDADE DOS GUARARAPES. Foi mostrado à coordenadora de fisioterapia da Faculdade dos Guararapes Carla Toscano, a necessidade que muitos comunitários tinham de tratamentos fisioterapêuticos. A coordenadora Carla Toscano abraçou a causa comunitária e designou as professoras Amanda Alcântara e Marcela Flórido para serem preceptoras dos alunos da Faculdade dos Guararapes  na comunidade Nova Muribeca em Jaboatão dos Guararapes. Os futuros profissionais de fisioterapia devidamente monitorados  chegam cedo na comunidade para começarem seus trabalhos.  Os pacientes são avaliados e atendidos em suas  próprias casas e o tratamento é feito duas vezes por semana. 

Com a presença dos fisioterapeutas na comunidade, já se torna pública e notória a satisfação dos pacientes que estão sendo atendidos.   

O senhor Cícero dos Santos acometido por hanseníase, não saia de casa há mais de seis meses com atrofias por todo o corpo sem falar na vergonha do preconceito que sofria.  Após duas sessões de fisioterapia o senhor Cícero saiu de casa andando, sendo amparado pelos fisioterapeutas e na terceira sessão ele já estava andando sozinho. 

 
 

A Sra. Iracema da Silva, acometida por um câncer de mama relata que só a presença dos alunos de fisioterapia ela se sente bem melhor. Jaqueline dos Santos, que sofreu uma cirurgia do túnel do carpo agradece o trabalho dos alunos e elogia a dedicação da professora Amanda Alcântara. Já o grupo de gestantes do AMAS é beneficiado pelo trabalho dos alunos supervisionados pela professora Marcela Flórido, que de maneira inédita está levando a uma comunidade tão carente a fisioterapia obstétrica. A gestante Taciana Deodoro, diz o seguinte: “Eu nunca tinha ouvido falar em fisioterapia para grávidas e principalmente para grávidas de bairros pobres, está sendo uma benção, só tenho a agradecer.”    

Esta ação de parceria e colaboração coletiva prova que quando se quer, se faz.   Com esta atitude, a Faculdade dos Guararapes, o Mão Amiga Muribeca e o AMAS estão provando que é possível se fazer um trabalho comunitário com respeito, seriedade, dignidade e principalmente amor ao ser humano.  Criatividade e parceria, é com essa mistura que  a ação da Faculdade dos Guararapes está resgatando a autoestima de muitas pessoas, que antes, viviam na incerteza de um dia serem atendidos por um fisioterapeuta e agora, estão sendo beneficiados com o tratamento tão esperado. Obrigado à coordenadora de fisioterapia da Faculdade dos Guararapes Profa. Carla Toscano, e às professoras Amanda Alcântara, Marcela Flórido, Juliana Menezes e Catarina Gadelha.   Nossos agradecimentos especiais a  todos e todas  os alunos e alunas da FG que se dedicaram por uma causa tão nobre.  A comunidade Nova Muribeca agradece.

 

   Texto: By Cidinho Silva   

   Fotos: By João Marcelo                                                                       

 

—————

Voltar