blog da Jac


Quem é e o que faz o anestesiologista

07/06/2012 21:23

Anestesiologistas são médicos que cuidam da vida durante a realização de um procedimento cirúrgico ou de um exame diagnóstico ou terapêutico. Como médicos, cursaram seis anos de faculdade de Medicina e como especialistas na área, cumpriram, no mínimo, dois anos de especialização em Anestesiologia.

Anestesiologistas são médicos com especialização e treinamento, responsáveis pela avaliação do paciente, escolha da técnica anestésica adequada, administração da anestesia, vigilância e manutenção dos sinais vitais (respiração, circulação e outros) e recuperação dos efeitos da anestesia. O anestesiologista domina conhecimentos fundamentais para a avaliação pré-anestésica, medicina de pacientes graves (UTI) e traumatizados, reanimação, controle da dor pós-operatória e da dor crônica.

A anestesiologia é uma especialidade médica de atuação multidisciplinar. Exige conhecimentos profundos de medicina clínica e cirúrgica, principalmente da fisiologia, da farmacologia e da fisiopatologia. Além de conhecer os medicamentos utilizados pelos pacientes, são necessários sólidos conhecimentos sobre como funcionam os medicamentos anestésicos.

O papel do anestesiologista e sua responsabilidade transcendem os limites físicos da sala de cirurgia. Além de ser o intensivista da sala de cirurgia, existe a necessidade de o anestesista conhecer e saber se conduzir em cada procedimento anestésico, bem como no pós-operatório imediato, de acordo com as peculiaridades específicas de cada caso cirúrgico. Ademais, dentre diversas outras atividades profissionais dos anestesiologistas, podemos citar: o tratamento da dor aguda ou pósoperatória, o tratamento da dor crônica, em consultórios de avaliação pré-anestésica, em medicina de emergência, em equipes de resgates e ambulâncias. Em algumas localidades, os anestesiologistas participam de equipes ou chefiam Unidades de Cuidados Intensivos (UTIs), podem ser professores em universidades, exercer cargos administrativos e de chefia em unidades cirúrgicas. 

Existem sempre muitas dúvidas sobre se o anestesiologista tem formação médica ou como ele atua.

Aproveitei para mostrar um pouco da nossa formação e função durante o ato anestésico-cirúrgico.

Todo mundo tem medo, pois é um momento vunerável, é como andar de avião, temem pois estão sem o controle em suas mãos.

Espero que você possa confiar em um especialista que estará com você desde o início até o fim do seu procedimento cirúrgico, que irá lhe conhecer antes do mesmo, que irá querer saber se você está de jejum, se tem alguma alergia, se toma algum medicamento diariamente, se você já tomou alguma anestesia anteriormente, se você tem ou teve alguma patologia que necessita de acompanhamento médico, etc.

Trecho retirado do livro: Anestesia, a vitória sobre a dor. Edição comemorativa dos 50 anos da SARGS.

Texto: By Jacqueline

 

—————

Voltar