blog da Jac


Recife tem encantos mil

18/01/2014 20:42

 

“Recife tem encantos mil
É... É um pedacinho do Brasil
É um paraíso tropical
Tem... Tem um acervo cultural

Ela é a Veneza desse Brasil
É entrecortada por muitos rios
A capital do meu Pernambuco
Capitania que deu mais lucro”...

Recife, Minha Cidade

Reginaldo Rossi

 

Aproveitando a música do nosso saudoso Reginaldo Rossi, vou mostrar um pouco das belezas do meu querido Recife.

O nome "Recife" provém da palavra "arrecife", grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. O termo "arrecife" vem de "al-raçif", que em árabe significa "calçada", ou seja, a calçada do mar.

Segundo dados do Censo Brasileiro de 2010 do IBGE, o Recife possui 1.537.704 habitantes em uma área de 217,494 km², o que resulta em uma densidade demográfica de 7.180,23 hab./km².

O Recife atrai turistas de todo o mundo. Destacam-se entre os motivos desta atração as manifestações culturais como o Carnaval e o São João. O Recife é o portão de entrada do litoral de Pernambuco, de onde partem os turistas que chegam de avião. 

O Recife é um município multicultural: suas músicas e danças têm influências africana, indígena e européia. O bairro do Recife é o principal conjunto arquitetônico e cultural do município, abrigando galerias, museus e outros espaços culturais.  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Recife

 

Bairro do Recife, mais conhecido como Recife antigo:

O bairro foi transformado, através de um programa gradual de revitalização urbana, num dos principais pólos de lazer e cultura da cidade. Vários imóveis foram restaurados, e hoje são utilizados para fins culturais, empresariais e comerciais. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Recife_(Recife)

Aos domingos tem uma feira de artesanato, apresentação de artistas, músicos, dançarinos ( dançando na rua). Eu e o Alcides fomos conferir e trouxemos algumas imagens para vocês.

 

 

Paço do Frevo

 

O Paço do Frevo é um espaço para perpetuar a riqueza de um dos principais ícones da identidade pernambucana, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural e imaterial brasileiro. Uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com criação e realização da Fundação Roberto Marinho.

O edifício localizado na Praça do Arsenal foi totalmente recuperado e adaptado para abrigar centro de documentação, museu com espaços para exposição permanente e temporária, cursos profissionalizantes de música e dança, estúdio de gravação de áudio, rádio online, palco para apresentações artísticas e cafeteria. 

- See more at: https://www2.recife.pe.gov.br/a-cidade/conheca-o-recife/paco-do-frevo/#sthash.y3eNr2Xp.dpuf

 

Pessoal, estive uma tarde lá e trouxe algumas fotos do espaço e da apresentação dos passistas de frevo.

Juntem-se a nós e se embriaguem com a beleza, alegria e o calor desta dança maravilhosa chamada frevo...

Acorda Recife, acorda
Que já é hora de estar de pé
Levanta, o carnaval começou
No bairro de São José...

J. Michilles

 

É carnaval, Recife está pegando fogo. Hoje é dia do Galo da Madrugada e tem muito carnaval para gente acompanhar nestes dias de momo.

Estive em alguns blocos de carnaval e vou mostrar um pouco desta alegria, desta folia que é o carnaval e como diz Getúlio Cavalcanti : 

"É lindo ver ver o dia amanhecer,
ouvir ao longe pastorinhas mil,
dizendo bem, que o Recife tem,
o carnaval melhor do meu Brasil"...

 
 
 
 
 
 
 

Rua da Aurora

Às margens do Rio Capibaribe, a rua da Aurora é tomada por coloridos sobrados do século 19. O cenário remete a cidades européias como Veneza e Amsterdã. Em uma das construções fica o Cine São Luiz, a mais antiga sala de cinema da capital e que ainda mantém as largas portas de ferro e vidro e os vitrais com temas florais.

https://www.feriasbrasil.com.br/pe/recifeeolinda/ruadaaurora.cfm

 Está situada na margem esquerda do rio Capibaribe e, no seu trecho final, na margem direita do rio Beberibe.

Tem início na Ponte da Boa Vista, terminando na Ponte de Limoeiro. Tem este nome porque todas as suas casas são voltadas para o leste, o nascente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rua_da_Aurora
 
 
 
 

Praia de Boa Viagem é a praia urbana mais famosa da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco. Tendo aproximadamente sete quilômetros (7 km) de extensão e estando situada no bairro de Boa Viagem.

 

A maior parte da praia de Boa Viagem é protegida por uma barreira de recifes naturais, e as autoridades não recomendam o banho além dos recifes, para evitar ataques de tubarões.

 

Fotos: By Jacqueline e Alcides

Fonte de pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Curso de Agente de Viagens                                                      

—————

Voltar