blog da Jac


Relacionamentos, palestra dada pelo Lama Jigme Lhawang

12/05/2014 22:14

Sempre estamos em busca de respostas para como se relacionar de uma forma melhor com as pessoas, o Lama Jigme Lhawang deu uma palestra neste mês , mas não deu para eu ir, então, minha linda amiga Nazilda Coelho foi até lá e fez um pequeno resumo para nós... Vamos conferir?

 

É importante ter aspirações na relação . Aspirações para os dois . Quando estamos repetindo padrões nos relacionamentos a questão não está nas outras pessoas e sim em nós .  

Apego: quero que você me faça feliz. 

Amor :quero que você seja feliz .

Três níveis na relação :

Externo(o que eu quero ou não numa relação) 

 Interno, quando a gente tem compaixão, quando surgem dificuldades elas surgem para alimentar compaixão ,paciência ,sabedoria(quero que você seja feliz). 

O último nível é o secreto está ligado a simplicidade . Entender que temos carências e entender de que forma podemos utilizar a carência para nosso desenvolvimento e não ter que se livrar das carências e dos sentimentos negativos(raiva,arrogância, ciúme ...) olhar e buscar a consciência que é lucidez,paciência ,amor . Dar espaço para compreender.
O aspecto feminino representa a sabedoria  e o masculino a proteção .

O movimento do universo é ativado pela sabedoria . Todo movimento é masculino 
Não vamos abandonar as emoções e sim transformar dando espaço para elas .
A tensão não vem pelo movimento da mente e sim pela não permissão ao movimento .
Minhas considerações ( Nazilda Coelho - Psicóloga)
Vejo que não fomos educados para aceitar os sentimentos negativos ,por isso negamos e quando aceitamos e expressamos isso inquieta o outro porque para ele ,ele terá que dar conta das nossas carências ,quando na verdade somos nós mesmos quem devemos dar conta delas.

 

—————

Voltar