blog da Jac


Superando o medo de voar

17/05/2012 19:35

   Superar os medos da vida, esse tem sido o meu objetivo nestes últimos 13 anos...Há 06 meses atrás superei um dos meus maiores medo, que era de o voar novamente.

   A nossa mente é incrível, ela nos faz ter medo de tantas coisas e nós nos acovardamos e desistimos de fazer algo ou conhecer o novo por medo de sentir medo.

   Este final de semana vou mais uma vez enfrentar o medo de voar e terei a missão de mostrar ao meu filho que ele pode voar, pois como eu não conseguia subir no avião, o privei de fazê-lo também.

Aproximadamente 40% dos brasileiros, só de pensar em viajar de avião, são invadidos por uma ansiedade intensa. Alguns começam a ter pensamentos sombrios, que causam mal estar e tornam a viagem desagradável, e outros, invadidos pelo pânico, sequer cogitam entrar numa aeronave. O medo de viajar de avião pode estar relacionado a diferentes sensações, como o receio de acidentes, o desconforto de ficar em lugares fechados, o pavor de altura ou o desespero de não ter o controle da situação.

 superar o medo assume uma importância tão grande, pois significa alcançar a liberdade de ir e vir com rapidez, conforto e segurança. Embora alguns casos exijam tratamento médico especializado, que atinge alto índice de sucesso (acima de 90%), é possível sentir-se mais tranquilo durante o voo seguindo algumas dicas, em que o autocontrole e o conhecimento são fundamentais.

 

Dicas para não ficar apavorado durante o voo

 
  • Não se estresse antes do embarque. No dia anterior, alimente-se corretamente e durma bem. No dia da viagem, chegue mais cedo ao aeroporto, faça o check-in tranquilamente e despache a bagagem com calma.

  • Inspire e expire. Os exercícios de respiração são fundamentais para manter o equilíbrio mental e emocional.

  • Evite sentar-se à janela. Na poltrona do corredor você terá mais mobilidade e poderá levantar-se sempre que quiser, sem precisar pular outros passageiros.

  • Evite viajar sozinho. Ter alguém conhecido por perto te fará sentir mais protegido e seguro.

  • Conheça o funcionamento da aeronave. Os aviões modernos têm dois ou três sistemas reserva para o caso de algum equipamento falhar.

  • Não fique pensando no voo. Você se sentirá muito melhor se conseguir se distrair. Se o avião fizer uma curva e inclinar para um lado, olhe para a direção oposta.

  • Concentre-se em atividades prazerosas. Você pode ouvir música, ler um livro, entreter-se com algum jogo ou simplesmente focar sua atenção em lembranças que remetam a situações de tranquilidade e segurança.

  • Não entre em pânico com o sinal de apertar cintos. Entenda que, se ele acender, provavelmente são apenas nuvens à frente. Com o vento e a velocidade, é natural que o avião passe por alguns trechos de turbulência.

  • Confie na tripulação. Não tenha vergonha de contar sobre seu medo de voar ou de pedir sugestões para se sentir mais confortável a bordo.

  • Converse com o passageiro ao lado. Conversas sobre assuntos do dia-a-dia podem ser uma boa estratégia para deixá-lo mais tranquilo, pois o manterá entretido.

  • Prefira calmantes naturais. Antes da viagem, evite refrigerante, café e bebidas alcoólicas, pois te deixarão ainda mais agitado. Dê preferência a chás de camomila, maracujá e cidreira. Nunca use tranquilizantes ou outras medicações sem prescrição médica.

  • Não se assuste com o trem de pouso. Pouco antes da aterrissagem, pode ser que você escute um baque no fundo do avião. É apenas o trem de pouso sendo acionado.

  • Faça uma prece. A oração acalma e conforta.

  •  

   Bom, pessoal, assim como eu, tem muita gente com medo de voar, eu já dei o primeiro passo e não quero mais parar, não posso deixar de viver o melhor da vida por medo de sentir medo. Espero servir de exemplo para outras pessoas e impulsioná-los a desafiar os seus medos.

Trecho retirado: https://caysturismo.com.br/luademel/superando-o-medo-de-aviao/

Texto: By Jacqueline

Agradeciento especial a minha terapeuta, Nazilda Coelho.E a minha amiga, médica antroposófica, anestesiologista e homeopata, Dra. Patrícia Guarino.

Foto: By Jacqueline 

—————

Voltar