blog da Jac


Vem conhecer meu querido Pernambuco

06/04/2013 12:04

 

Praia de Porto de Galinhas

Gente, eu sou apaixonada por essa praia, o lugar é lindo, gostoso de andar pela vila, repleto de restaurantes, temos o passeio de jangada para vermos de perto os corais e os peixes vem comer nas nossas mãos... É show de bola, eu recomendo. Vem comigo, conhecer o meu Pernambuco querido!

 

 

Porto de Galinhas é uma conhecida praia da Região Nordeste do Brasil, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais,estuáriosmangues, areia branca e coqueirais.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas.

Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentada por surfistas de diversas nacionalidades.

Trecho - Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_de_Porto_de_Galinhas

 

 

 

 

 

Curso de Agente de Viagens

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 

Praia dos Carneiros

Em Tamandaré você tem que desfrutar da paisagem selvagem da praia dos Carneiros, localizada à 5 Km da cidade. Carneiros é uma praia de sonhos. São 5 Km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1Km de extensão.https://www.guiatamandare.com.br/carneiros.php

 

 

Curso de Agente de Viagens

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 

Olinda

Olinda é um município do estado de Pernambuco, no Brasil. Está localizado na Região Metropolitana do Recife. Possui uma população de 375 559 habitantes.6 É uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1982, após Ouro Preto.   https://pt.wikipedia.org/wiki/Olinda

 

    Hoje, caso entre um turista em Olinda, ele logo será abordado pelos Guias-Mirins, uma organização onde jovens entre 14 e 17 anos, que contam a história de Olinda aos visitantes de nossa região. Mesmo “não fazendo parte” do turismo, esses garotos explicam sobre o Patrimônio Cultural da Humanidade, falando rápidos os textos aprendidos.

A organização começou em meio a década de 70 a partir de um ato de caridade iniciado pelo sacristão da Igreja da Sé, apelidado de Chico da Sé, que decidiu acabar com a mendicância de menores na frente de sua igreja (Igreja da Sé). Para isso ele ensinou as crianças um pouco da história de Olinda, com isso os garotos começaram a ganhar “um trocado” dos turistas.

    Logo o caso dos guias-mirins deu origem a um órgão público chamado de Casa da Criança, inaugurado em 1888.

    Atualmente, são 20 guias com idades entre 14 e 17 anos, que recebem treinamento no SENAC, com aulas específicas sobre a atividade de guia de turismo, cursos de idiomas com o apoio de instituições privada e recebendo 60% de um salário mínimo por mês, tornando o custo do passeio de graça para os turistas (apesar de alguns turistas acrescentarem uma gorjeta).

https://www2.uol.com.br/JC/_1999/1510/tu1410h.htm

Sem falar dos repentistas...

Cantar repente, como o próprio nome já diz, é cantar de improviso (de repente) e exige muita astúcia e rapidez de raciocínio. O repentista ou violeiro tem uma memória espantosa e uma precisão surpreendente, pois passam horas atacando e se defendendo, respondendo charadas, recitando trava-línguas e desfazendo insultos. E nesses encontros são formuladas verdadeiras filosofias populares e obras primas da poesia.

https://culturanordestina.blogspot.com.br/2010/05/videos-sobre-cantorias.html

 

Passei uma tarde maravilhosa, em Olinda. Não poderia deixar de registrar este momento e mostrar um pouco desta vista maravilhosa do Alto da Sé. Aqui você encontra muito artesanato, comidas típicas,restaurantes maravilhosos e muita cultura. O carnaval é sem igual.

 

  

 
 

 

 

 

 

 

 

Curso de Agente de Viagens

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 

São José da Coroa Grande é um município brasileiro  do estado de Pernambuco. Está localizado a 114 km da capital pernambucana, Recife.

  

História

Margeada por piscinas naturais, a cidade tem sua denominação inspirada nas coroas que emergem nas marés baixas nos bancos de areia entre a beira-mar e os corais.

Em homenagem aos índios caetés, povo nativo da região, o Município era chamado de Puirassú, que na língua tupi significa Coroa Grande. Apenas em 31 de dezembro de 1958, com a publicação da Lei 3.340, a cidade passou a ser considerada um Município autônomo, recebendo o nome de São José da Coroa Grande.

O marco inicial do município foi a Matriz de São José, ponto de onde partiu toda sua expansão e que até os dias de hoje atrai a população local e turistas que desfrutam as belezas e histórias da Costa Dourada.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º53'52" sul e a uma longitude 35º08'52" oeste, estando a uma altitude de 2 metros. Sua população estimada em 2010 era de 18 712 habitantes. Possui uma área de 69,2 km².

São José da Coroa Grande é a última cidade pernambucana em direção ao sul, a menor praia e a mais povoada.

É banhada pelo Rio Una, pelo Riacho Meireles e pelo Rio Persinunga.

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9_da_Coroa_Grande

  

 

         

https://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao104988&url=cursos/agente-de-viagens

 
 

                      GOIANA- PE

 

Com sol forte e temperatura elevada em pleno domingo, resolvemos dar um pulinho às praias de ponta de pedras e Catuama em Goiana-pe. Saímos de Recife e percorremos aproximadamente 60  Km pela BR 101 norte até chegarmos na entrada da PE-49 que dá acesso  ás praias de ponta de pedras, Catuama, carne de vaca e Tejucupapo. Encontramos em Catuama uma bela vista, praia calma de águas azuis e morninha, muitas  casas de veraneio e uma grande especulação imobiliária, certamente por conta da construção da HEMOBRÁS  da instalação da fábrica da FIAT. Na praia de ponta de pedras encontramos uma orla mais reduzida pela presença de muitos bares que servem ótimos petiscos, principalmente deliciosos caranguejos e guaiamuns. Encontramos várias pousadas muito bem estruturadas e um povo simples, porém muito acolhedor.  A cena mais bonita que vimos nesta aventura, foi o esforço de um pai para levar seu filho deficiente (paralisia cerebral) para tomar banho de mar.  A grandiosidade daquele momento nos emocionou, pois, enquanto muitos pais negam, rejeitam e até excluem de suas vidas seus filhos com algum problema, aquele homem estava carregando em seus braços o seu  filho adulto até a água e o banhou com um carinho inenarrável. Só em ter presenciado este momento já fez valer toda a viagem. Em breve pegaremos a mesma estrada e iremos para as praias de carne de vaca e Tejucupapo.

Catuama

A praia de Catuama é a uma das praias mais agitadas do litoral Norte de Pernambuco no verão, além de ser uma das zonas do município que recebe mais turistas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catuama

Ponta de Pedras

Textos: By Jacqueline e Alcides

Fotos: By Jacqueline e Alcides

—————

Voltar