blog da Jac


Dez segredos de uma casa feliz

18/02/2012 18:58

 

 

Lendo este artigo da revista CASA e Jardim na edição de janeiro de 2012, achei muito interessante compartilhar com vocês as lições que a designer holandesa Lidewij Edelkoort nos ensinou. O artigo foi escrito por Carolina Nogueira. Fiz um pequeno resumo, mostrando o essencial de cada segredo. Vamos conferir?

" Valorizar o simples, o cotidiano, a luz que invade a sua mesa na primeira hora do dia, as plantas que brotam inesperadamente. Enxergar os detalhes que cercam o seu lar pode ser a fórmula para ser feliz agora."

1. O dom da luz

A luz não é um detalhe: ela é a vida por completo. Deixe o sol da manhã acordá-lo, tocando de leve a sua pele. Sinta no seu corpo a alegria de estar vivo.

2. O cuidado dos outros 

Apaixone-se pelo ciclo da vida e compartilhe com o outro a essência desse modo de viver.

3. A beleza do inacabado

Amar o inacabado é aceitar que viver não se trata de atingir um objetivo - que, no fundo a gente nunca chega lá. O que importa é o caminho. O desafio é construir seu jardim zen interno, espiritual. Encontrar o seu ritual eternamente inacabado, que não tenha nenhum objetivo maior a não ser fazer você feliz.

4. A ordem das coisas

Nutra o hábito de classificar o essencial. Faça da organização um ritual de purificação - não uma penitência. Resuma. E, sobretudo, permita o vazio e o celebre. Ele é um convite à criação.

5. As habilidades das mãos

Usar as habilidades das mãos dá sentido a vida. Para que comprar se você pode criar.

6. A cura pelas plantas

Cerque-se de plantas, aprenda com elas. Acredite numa vida mais saudável e mais perto do natural, em que as plantas sejam acolhidas numa casa como seres e não como objetos.

7. O sentimento de liberdade 

O verdadeiro luxo de hoje em dia é poder ser livre.

Dormir numa rede. não seguir a moda. Desenvolver uma relação mais profunda com os objetos que estão em seu entorno, buscar o essencial. Ter uma vida portátil.

8. Assar pão

Ame o cotidiano com o mesmo amor incansável com que todas as manhãs celebramos a nossa paixão pelo pão. Cultive esta mesma instigante e insaciável fome.

9. A alegria do lar

Pense nos seus sonhos de criança, quando tudo o que você queria era morar numa cabana na árvore. É disso que se trata ter uma casa, um refúgio, no qual você se reconheça em todos os objetos e móveis.

10. Pactchwork de culturas

" A força espiritual que conecta as diferentes tradições. Um jeito nômade de descobrir conexões e celebrar as ligações invisíveis dos povos." 

Quando eu li este artigo eu vi que estas lições não eram só para a nossa casa, mas para nossa vida.

Sinto que quando estou arrumando um lugar em minha casa, é como se eu também estivesse organizando uma determinada área do meu ser, transformando, renovando e dando espaço para o novo.

Estou feliz, pois encontrei-me neste artigo, vi que em minha casa sigo os dez segredos de uma casa feliz... E você, segue? ou continua amarrada a padrões ?

 
 
 
 
 
 

Artigo: Revista CASA e Jardim, Janeiro/2012, escrito por Carolina Nogueira

Texto: by Jacqueline

Foto:  by Jacqueline

 

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!