blog da Jac


Blog

18/02/2012 18:58

Dez segredos de uma casa feliz

 

 

Lendo este artigo da revista CASA e Jardim na edição de janeiro de 2012, achei muito interessante compartilhar com vocês as lições que a designer holandesa Lidewij Edelkoort nos ensinou. O artigo foi escrito por Carolina Nogueira. Fiz um pequeno resumo, mostrando o essencial de cada segredo. Vamos conferir?

" Valorizar o simples, o cotidiano, a luz que invade a sua mesa na primeira hora do dia, as plantas que brotam inesperadamente. Enxergar os detalhes que cercam o seu lar pode ser a fórmula para ser feliz agora."

1. O dom da luz

A luz não é um detalhe: ela é a vida por completo. Deixe o sol da manhã acordá-lo, tocando de leve a sua pele. Sinta no seu corpo a alegria de estar vivo.

2. O cuidado dos outros 

Apaixone-se pelo ciclo da vida e compartilhe com o outro a essência desse modo de viver.

3. A beleza do inacabado

Amar o inacabado é aceitar que viver não se trata de atingir um objetivo - que, no fundo a gente nunca chega lá. O que importa é o caminho. O desafio é construir seu jardim zen interno, espiritual. Encontrar o seu ritual eternamente inacabado, que não tenha nenhum objetivo maior a não ser fazer você feliz.

4. A ordem das coisas

Nutra o hábito de classificar o essencial. Faça da organização um ritual de purificação - não uma penitência. Resuma. E, sobretudo, permita o vazio e o celebre. Ele é um convite à criação.

5. As habilidades das mãos

Usar as habilidades das mãos dá sentido a vida. Para que comprar se você pode criar.

6. A cura pelas plantas

Cerque-se de plantas, aprenda com elas. Acredite numa vida mais saudável e mais perto do natural, em que as plantas sejam acolhidas numa casa como seres e não como objetos.

7. O sentimento de liberdade 

O verdadeiro luxo de hoje em dia é poder ser livre.

Dormir numa rede. não seguir a moda. Desenvolver uma relação mais profunda com os objetos que estão em seu entorno, buscar o essencial. Ter uma vida portátil.

8. Assar pão

Ame o cotidiano com o mesmo amor incansável com que todas as manhãs celebramos a nossa paixão pelo pão. Cultive esta mesma instigante e insaciável fome.

9. A alegria do lar

Pense nos seus sonhos de criança, quando tudo o que você queria era morar numa cabana na árvore. É disso que se trata ter uma casa, um refúgio, no qual você se reconheça em todos os objetos e móveis.

10. Pactchwork de culturas

" A força espiritual que conecta as diferentes tradições. Um jeito nômade de descobrir conexões e celebrar as ligações invisíveis dos povos." 

Quando eu li este artigo eu vi que estas lições não eram só para a nossa casa, mas para nossa vida.

Sinto que quando estou arrumando um lugar em minha casa, é como se eu também estivesse organizando uma determinada área do meu ser, transformando, renovando e dando espaço para o novo.

Estou feliz, pois encontrei-me neste artigo, vi que em minha casa sigo os dez segredos de uma casa feliz... E você, segue? ou continua amarrada a padrões ?

 
 
 
 
 
 

Artigo: Revista CASA e Jardim, Janeiro/2012, escrito por Carolina Nogueira

Texto: by Jacqueline

Foto:  by Jacqueline

 

 

 

—————

03/02/2012 15:37

Aprendendo a silenciar a mente

Estamos sempre tentando controlar tudo a nossa volta, achamos sempre, que as coisas tem que ser do nosso jeito e quando sai do nosso controle, ficamos perdidos, confusos e muitas vezes não aceitamos e ficamos no olho do furacão procurando uma saida... Fui buscar numa história budista a resposta para estes momentos de angústia.

 

Numa situação confusa, de perturbação, o que fazer?

      Por favor, não faça nada. Você criou uma confusão por causa do seu fazer excessivo. Você é um tamanho fazedor, você confundiu tudo à sua volta - não somente para si mesmo, mas para os outros também. Seja um não-fazedor; isso será compaixão para consigo mesmo. Seja compassivo. Não faça nada, porque com a mente falsa, com uma mente confusa, todas as coisas se tornam mais confusas. Com uma mente confusa, é melhor esperar e não fazer nada de forma que a confusão desapareça. Ela desaparecerá; nada é permanente neste mundo. Você só precisa uma profunda paciência. Não seja apressado.
      Vou lhe contar uma história. Buda estava viajando através de uma floresta. 0 dia estava quente. Era exatamente meio-dia e ele sentiu sede; assim, disse para seu discípulo Ananda: "Volte. No caminho, nós atravessamos um pequeno riacho. Volte lá e traga um pouco d'água para mim".
Ananda voltou, mas o riacho era muito pequeno e algumas carroças estavam atravessando-o. A água estava agitada e tinha ficado suja. Toda a sujeira que estava assentada nele tinha vindo para cima e a água não era potável agora. Assim, Ananda pensou: "Eu tenho que voltar". Ele voltou e disse para Buda: "Aquela água se tornou absolutamente suja e não está boa para se beber. Permita-me ir à frente. Eu sei que existe um rio a apenas alguns quilômetros de distância daqui. Eu irei e buscarei água para você".
      Buda disse: "Não! Volte ao mesmo riacho". Como Buda tinha dito isto, Ananda tinha que seguir a ordem. Mas ele a seguiu sem entusiasmo pois sabia que aquela água não podia ser trazida. E tempo estava sendo desnecessariamente perdido! E ele estava com sede, mas como Buda disse para ir, ele tinha que ir.
      Novamente ele retornou e disse: "Por que você insiste? A água não está potável". Buda disse: "Vá novamente". E como       Buda havia dito para voltar, Ananda teve que ir.
      A terceira vez que ele chegou no riacho, a água estava tão clara quanto ela sempre esteve. A sujeira tinha ido embora, as folhas mortas tinham ido embora e a água estava pura novamente. Então Ananda riu. Ele trouxe a água e veio dançando. Ele caiu aos pés de Buda e disse: "Seus meios de ensinar são miraculosos. Você me ensinou uma grande lição - que apenas a paciência é necessária e que nada é permanente".
E este é o ensinamento básico de Buda: nada é permanente, tudo é transitório - assim por que ser tão preocupado? Volte ao mesmo riacho. Então, tudo deve ter mudado. Nada permanece o mesmo. Apenas seja paciente: vá novamente e novamente e novamente. Apenas alguns momentos e as folhas terão ido embora e a sujeira terá se assentado novamente e a água estará pura novamente.
      Ananda também perguntou a Buda, quando ele estava voltando pela segunda vez: "Você insiste que eu vá, mas eu não posso fazer alguma coisa para tornar aquela água pura?".
      Buda disse: "Por favor, não faça nada; do contrário você a tornará mais impura. E não entre no riacho. Apenas fique do lado de fora, esperando, na margem. Sua entrada no riacho criará uma confusão. 0 riacho flui por si mesmo, assim deixe-o fluir".
      Nada é permanente; a vida é um fluxo. Heráclito disse que você não pode pisar duas vezes no mesmo rio. É impossível pisar duas vezes no mesmo rio porque o rio fluiu; tudo mudou. E não somente o rio fluiu, você também fluiu. Você também é diferente; você também é um rio fluindo.
      Veja esta impermanência de todas as coisas. Não tenha pressa; não tente fazer nada. Apenas espere! Espere em um total não-fazer. E se você pode esperar, a transformação estará presente. Este próprio esperar é a transformação.

Osho, The book of the Secrets, V3, #38

https://www.humaniversidade.com.br/boletins/numa_situacao_o_que_fazer.htm      

 

A história chama-se o riacho e a mente de Ananda, podemos encontrá-la no livro de Osho, aprendendo a silenciar a mente.   

        

By Jacqueline

 

 

 

—————

22/01/2012 23:25

Enquanto o amor não vem

 

Estamos sempre em busca do amor, muitas vezes estamos naquela fase entre um relacionamento e outro e ficamos um pouco perdidos. Procurei uns trechos do livro de Enquanto o amor não vem de Iyanla Vanzant em busca de si do amor que se deseja, espero que você se estimule e leia o livro. Para finalizar coloquei uma dica da Loiuse L. Hay retirada do seu livro Você Pode Curar a sua Vida.

 
 

"O que você faz enquanto o amor não vem? Em algum lugar no fundo de sua mente você sabe e espera que chegue o dia em que o relacionamento que você tem agora se torne o grande amor que você  sempre esperou. Ou que, um dia, apareça alguém que preencha seu desejo de amor. Porém, a pergunta permanece: o que você vai fazer nesse meio-tempo? O amor é uma coisa engraçada. Ele nos encontra nas circunstâncias mais incomuns, no momento mais improvável. O amor cai de surpresa em cima de você, joga os braços em sua volta e transforma toda a sua existência. Infelizmente, a maioria de nós não reconhece a experiência ou entende o impacto quando está acontecendo. Talvez porque o amor raramente surja nos lugares em que esperamos ou tenha a aparência que imaginamos."

 

"Enquanto estamos caminhando em direção ao amor, podemos ter experiências de meio-tempo que são valiosas e significativas. Não acredite nunca que o que você faz no meio-tempo, mesmo que sejam relacionamentos curtos, é uma perda de tempo. Todos os relacionamentos são o relacionamento de que precisamos naquele momento. Tudo o que fazemos em todos os relacionamentos que temos nos prepara para a grande experiência de amor total e incondicional por nós mesmos e pelos outros e nos aproxima dela. O importante é resistir à tentação e à armadilha de pensar que todo relacionamento tem que ser o relacionamento que dura para 

todo o sempre, amém. Lembre-se de que estamos sendo preparados para algo melhor ou protegidos de algo pior."

 

https://crescimentoprofissional.files.wordpress.com/2010/03/enquanto-o-amor-nao-vem-iyanla-vanzant.pdf

 

As vezes estamos tão carentes querendo ter um novo relacionamento, acreditando que este será diferente, que este vai dá certo, que não repetirei os mesmos erros e esquecemos de analisar os nossos sentimentos, de respeitar o meio-tempo,pois a pressa de viver um novo romance é enorme... Calma! Silencia a mente, acalma essa ansiedade, prepara o teu jardim... logo,logo as borboletas ou colibris virão para inebriar-se do teu perfume.

 
 

"Atraindo o amor 

O amor vem de onde menos se espera quando não se está procurando por ele. Sair à procura do amor nunca resulta na chegada do parceiro certo e só cria melancolia e infelicidade. O amor nunca está fora de nós, mas dentro de nós. 

Não insista na chegada imediata do amor. Talvez você não esteja pronto para ele ou ainda não o 

bastante desenvolvido para atrair o amor que deseja. 

Não aceite qualquer um só para ter alguém. Estabeleça seu modelo. Que tipo de amor você quer 

atrair? Faça uma lista das qualidades que realmente deseja ter no relacionamento, desenvolva-as em você mesmo e ver como atrai uma pessoa que as possui. 

Examine também o que pode estar mantendo o amor afastado. 

Seria a crítica? Sensação de ser indigno? Desejos pouco razoáveis? Imagens de artistas de cinema? 

Medo da intimidade? A crença de que você não merece amor? 

Esteja pronto para o amor quando ele vier. Prepare o campo e apronte-se para nutri-lo. Sendo 

amoroso você será amado. Esteja sempre aberto e receptivo ao amor. 

Na infinidade da vida onde estou, tudo é perfeito, pleno e completo. 

Vivo em harmonia e equilíbrio com todos que conheço. 

Bem no centro do meu ser existe uma fonte infinita de amor. 

Agora deixo esse amor vir à tona. 

Ele enche meu coração, meu corpo, minha mente, minha consciência, todo o meu ser e irradia-se 

de mim em todas as direções, voltando a mim multiplicado. 

Quanto mais amor uso e dou, mais tenho para dar. 

O suprimento é infinito. 

Sinto-me bem com o amor e essa sensação é uma expressão de minha alegria interior. 

Eu me amo. Portanto, cuido carinhosamente de meu corpo. 

Amorosamente eu o alimento com comidas e bebidas nutritivas. 

Amorosamente exercito e arrumo meu corpo e ele, com carinho, me responde com saúde e energia." 

 

Trechos extraídos dos livros: Enquanto o amor não vem de Iyanla Vanzant e Você pode curar sua vida de Louise L. Hay

By Jacqueline

Foto: tempo para reflexão. By Jacqueline

—————

17/01/2012 21:50

Seja um empreendedor de seus sonhos.

Oi, gente !!!

Voltei de férias, revigorada, buscando sempre novas oportunidades para o meu crescimento não só espiritual como também material.

E o termo do momento é o empreendedorismo. Como sou muito dinâmica, estou sempre estudando novos projetos, não me prendo só a minha profissão, que por si só  já uma grande atividade, mas gosto de experimentar novos sabores e o vento norte parece que está sempre soprando em novas direções...

Primeiro vamos definir o termo: Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

Lendo o livro de Alexandre Tadeu da Costa, Uma trufa e... 1000 lojas depois! A receita de sucesso da maior rede de lojas de chocolates finos do mundo (Cacau show), vi que todos nós podemos realizar nossos sonhos, desde que tenhamos coragem e muita disciplina.

Todos nós podemos começar do zero e chegarmos aonde queremos.

Citarei aqui alguns trechos do livro:

  "  Tenha objetivos - e não desista deles":

Quando sabemos com clareza aonde queremos chegar, fica bem mais fácil focar no que é de fato importante. Estabelecer metas arrojadas e associá-las a prazos é fundamental para o crescimento. Neste caminho, ninguém está livre de encontrar obstáculos. Pense neles como um tempero que ressalta o sabor das conquistas. "

 

" Dedique-se de corpo e alma ao que acredita":

 

Disciplina deve ser a palavra de ordem em qualquer empresa. Quando se trabalha com seriedade e dedicação, oportunidades surgem das formas mais inesperadas. Mas nada cai do céu. Devemos saber falar "não" sempre que necessário e ao mesmo tempo resistir aos " nãos " que a vida tenta nos impor. E jamais ter medo de errar. Isso faz parte do aprendizado e ensina lições preciosas para o futuro."

 

" Na história mais lida e inesquecível do mundo, O Pequeno Príncipe, algumas perguntas são feitas ao lindo menino: Por que a sua flor é a mais bonita do mundo? Por que a sua árvore é a mais frondosa do universo? por que o asteróide em que você vive é a estrelinha mais fantástica dentre todas as galáxias? São todas iguais, feitas das mesmas coisas, não é?

O Pequeno Príncipe, no meio do deserto, fitando o céu estrelado, respondeu, admirado com a pergunta: " A minha flor é a mais bonita, a minha árvore, a mais frondosa, e o meu asteróide a mais fantástica estrelinha de toda a galáxia por uma simples razão: a minha flôr, sou eu quem cultiva, a minha árvore, sou eu quem protege, e o meu asteroide é a minha casa. Por isso são os melhores do mundo"

 

 

Trechos extraídos do livro Uma trufa e... 1000 lojas depois! De Alexandre Tadeu da Costa.

Wikipédia a enciclopédia livre.

By Jacqueline

 

 

 

—————

27/12/2011 23:02

Um desejo especial para 2012

Fiquei me perguntando o que posso colocar em nosso blog como última mensagem do ano de 2011?

Matutei,matutei e cheguei que o melhor que eu poderia deixar, aqui, era algo escrito por Lya Lufty no seu livro perdas e ganhos...

espero que sirva de reflexão, que possamos ter a coragem de fazer algo novo por nós mesmos ou por aqueles que nos cercam.

  " Elaboramos um "nós" iniciado na infância ergue as paredes da maturidade e culmina no telhado da velhice, que é coroamento embora em geral seja visto como deterioração.Nesse trabalho nossa mão se junta às dos muitos que nos formam. Libertando-nos deles com o amadurecimento, vamos montando uma figura:Quem queremos ser, quem pensamos ser - quem achamos que merecemos ser."

  " Construir um ser humano, um nós, é trabalho que não dá férias nem concede descanço: haverá paredes frágeis, cálculos malfeitos, rachaduras. Quem sabe um pedaço que vai desabar. Mas se abrirão também janelas para a paisagem e varandas para o sol."

  " De mil maneiras mostraremos o lugar que pretendemos ocupar: pela escolha das nossas roupas, da profissão, do parceiro, de tudo. Sobretudo no inconsciente eu me comportarei conforme a confiança, a suspeita, o entusiasmo ou o ceticismo que me caracterizam."

  " Digo que poderíamos ser muito mais felizes do que geralmente nos permitimos ser, mas temos medo dos preços a pagar. Somos covardes. Sou dos que acreditam que a felicidade é possível, que o amor é possível, que não existe só desencontro e traição, mas ternura, amizade, compaixão, ética e delicadeza".

  " Sair do estabelecido e habitual. mesmo ruim, é sempre pertubador."

  " O desejo de ser livre é forte, o medo de sair da situação conhecida, por pior que ela seja, pode ser maior ainda. Para nos reorganizarmos precisamos nos desmontar, refazer esse enigma nosso e descobrir qual é o projeto de cada um de nós." 

   Em resumo," temos que ter audácia para mudarmos para melhor em qualquer momento e em qualquer idade". ( trechos do livro perdas e ganhos da autora Lya lufty )

Desejo a todos, um ano novo de muitas transformações que possamos sair de nossa zona de conforto, mudar o que não nos faz crescer. E se algo não sair como gostaríamos, ou der errado, ou nos machucarmos, que tenhamos a capacidade de sermos resiliêntes. Que o amor seja sempre seu conselheiro, nos momentos de angústias, dúvidas, incertezas...                                                                                                                                       FELIZ ANO NOVO ! 

 

Barra de Camaratuba, no município de Marataca-PB Energia eólica.

Sustentabilidade e preservação da natureza. Transformando o mundo e cuidando do que é nosso.

—————

20/12/2011 23:24

É tempo de solidariedade

O frio que vem de dentro

Conta-se que seis homens ficaram presos numa caverna por causa de uma avalanche de neve.

Teriam que esperar até o amanhecer para receber socorro. Cada um deles trazia um pouco de lenha e havia uma pequena fogueira ao redor da qual eles se aqueciam.
Eles sabiam que se o fogo apagasse todos morreriam de frio antes que o dia clareasse.
Chegou a hora de cada um colocar sua lenha na fogueira. Era a única maneira de poderem sobreviver.
O primeiro homem era racista. Ele olhou demoradamente para os outros cinco e descobriu que um deles tinha a pele escura.
Então, raciocinou consigo mesmo: "aquele negro! Jamais darei minha lenha para aquecer um negro". E guardou-a protegendo-a dos olhares dos demais.
O segundo homem era um rico avarento. Estava ali porque esperava receber os juros de uma dívida. Olhou ao redor e viu um homem da montanha que trazia sua pobreza no aspecto rude do semblante e nas roupas velhas e remendadas.
Ele calculava o valor da sua lenha e, enquanto sonhava com o seu lucro, pensou: "eu, dar a minha lenha para aquecer um preguiçoso", nem pensar. 
O terceiro homem era negro. Seus olhos faiscavam de ressentimento. Não havia qualquer sinal de perdão ou de resignação que o sofrimento ensina.
Seu pensamento era muito prático: "é bem provável que eu precise desta lenha para me defender.
Além disso, eu jamais daria minha lenha para salvar aqueles que me oprimem". E guardou suas lenhas com cuidado.
O quarto homem era um pobre da montanha. Ele conhecia mais do que os outros os caminhos, os perigos e os segredos da neve.
Este pensou: "esta nevasca pode durar vários dias. Vou guardar minha lenha." 
O quinto homem parecia alheio a tudo. Era um sonhador. Olhando fixamente para as brasas, nem lhe passou pela cabeça oferecer a lenha que carregava.
Ele estava preocupado demais com suas próprias visões (ou alucinações?) Para pensar em ser útil.

O último homem trazia nos vincos da testa e nas palmas calosas das mãos os sinais de uma vida de trabalho. Seu raciocínio era curto e rápido. "esta lenha é minha. Custou o meu trabalho. Não darei a ninguém nem mesmo o menor dos gravetos".
Com estes pensamentos, os seis homens permaneceram imóveis. A última brasa da fogueira se cobriu de cinzas e, finalmente apagou.
No alvorecer do dia, quando os homens do socorro chegaram à caverna encontraram seis cadáveres congelados, cada qual segurando um feixe de lenha. Olhando para aquele triste quadro, o chefe da equipe de socorro disse: "o frio que os matou não foi o frio de fora, mas o frio de dentro".

Autor desconhecido

Fonte:https://cultura.centralblogs.com.br/post.php?href=o+frio+que+vem+de+dentro&KEYWORD=7140&POST=2552164

" É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..." ( Legião Urbana ), em tempo de Natal colocamos de lado nossos atritos, dificuldades de relacionamentos, de pensamentos, religiões, politica, time de futebol para nos confraternizamos com os outros, levar uma palavra amiga à quem precisa, um abraço fraterno a um doente, um conselho à quem está perdido... Tudo isso faz aquecer a alma de quem recebe e muito mais a de quem doa...

Que nós levemos sempre os gravetos do perdão e o combustível do amor, para que nossa fogueira imaginária esteja sempre acesa dentro dos nossos corações.

FELIZ NATAL !

 

Citação:

"Só é solitário quem não é solidário"-  

Joana de ângelis- Divaldo P. Franco

By Jacqueline

—————

13/12/2011 22:21

O pardal e a águia

O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia.

Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração.

Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer.

Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser.

Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza...

Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão.

Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido.

Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente.

Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro.

Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o.

Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta.

A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:

Por que estás a me vigiar, Andala?

Quero ser uma águia como tu, Yan.

Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.

E como te sentes amigo sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?

Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho... - O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:

Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar. És tão única, tão bela.

Passo o dia a observar-te. 

E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.

Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...

Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia.

Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos.

Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu.

Acredita! - E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:

Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias.

O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos.

Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho.

Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido.

É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu

coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre!

Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade.

Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles.

Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!

autor desconhecido.

https://www.2mensagens.com.br/watch?i=se5zynf7dbxo

 

Quantas vezes nos perguntamos: Será que fiz a escolha certa? o que irão pensar de mim?

Nos preocupamos sempre com os valores que muitas vezes não são nossos, que foram passados de geração a geração, quantas pessoas são infelizes mantendo um relacionamento por acreditar que desistir dele é ser um fracassado à acreditar que fez uma escolha errada e que pode fazer diferente?

Muitas vezes mantemos um emprego que não nos realiza, mas temos medo de arriscar um outro emprego, uma mudança de profissão, nos sentimos cansados ou velhos demais para o novo... e aí, ficamos no mesmo lugar, muitas vezes culpamos os outros por nossas escolhas ou talvez até nos sentimos mais tranquilos em ter uma desculpa para não mudar...

Eu acredito na liberdade, acredito que o amor é a melhor resposta sempre para tudo, se tenho dúvidas eu pergunto: o que o amor faria se estivesse no meu lugar?

Quando erro, antes de qualquer coisa preciso primeiro me perdoar pela escolha errada, depois tento consertar o que fiz e continuo andando, pois não posso parar, muitas pessoas dependem do meu desempenho.

Na minha profissão um erro vale uma vida é muita responsabilidade. Então todos os dias primeiro agradeço à Deus pela minha vida, pela minha família, pela nossa saúde e começo o meu dia com um grande sorriso no rosto, com muita alegria por estar viva e por saber que vou ajudar a muitas pessoas a aliviar as suas dores, a realizar os seus sonhos de cura, de estética e outros mais.

Escolho ser feliz, ser livre e ser fiel aos meus sentimentos... isso para mim é felicidade. E para você... O que é a felicidade?

 

Reflexões sobre "Escolhas de uma vida" de Pedro B

Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre,mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.


Fonte: https://pt.shvoong.com/humanities/1802119-reflex%C3%B5es-sobre-escolhas-uma-vida/#ixzz1gT4fAT00

 



By Jacqueline

 

—————

05/12/2011 14:26

Quando o Natal chegar

 

 
 
O ADVENTO
 
Advento é uma palavra latina que deriva de advir e que significa chegada, vinda, começo. É o tempo de espera e preparação para a festa maior da cristandade: a comemoração do nascimento do grande Redentor da humanidade. Para recebermos esse momento, a preparação é indispensável. Assim como quando recebemos um hóspede querido e preparamos nossa casa especialmente para recebê-lo, precisamos preparar nossa “casa interior” para momento tão importante. Isso não quer dizer que nossa casa material deve ser esquecida, esse período do ano é muito propício para a limpeza e a organização. Fazer uma faxina, passando adiante tudo que não é mais utilizado, abrindo espaço para que entre o novo, é uma ação muito importante.
 
O Advento não tem uma data fixa, começa quatro domingos antes do dia do Natal. Se o Natal for em um domingo, este será também o 4o Domingo do Advento.https://sandralage.blogspot.com/2011/12/chegando-o-natal-antroposofia-sao.html
 
 

Quando o Natal chegar...

Temos sempre a idéia de que quando o natal chegar tudo irá se modificar:

Quando o Natal chegar eu irei fazer uma maravilhosa viagem.

Quando o Natal chegar irei fazer as pazes com meu irmão, meu amigo, meu amor, meu vizinho, etc.

Quando o Natal chegar serei mais humana, vou doar um pouco do que eu tenho, um pouco mais de mim.

Quando o Natal chegar vou modificar tudo em mim, meu visual,meu jeito de ser, serei mais feliz, vou me presentear com um vestido novo, um corte de cabelo, uma nova tintura, irei iniciar uma dieta,entrarei para uma academia, etc.

Quando o Natal chegar...

Que mágica terá esse tempo chamado Natal? Ele nos impulsiona, nos mobiliza, ao mesmo tempo nos trás nostalgias, em algumas pessoas chega um depressão que não se sabe da onde veio e nem para onde vai.Fazemos grandes reflexões sobre nossas vidas, escolhas e sobre nós mesmas.

Será que temos que esperar o natal chegar para fazermos a nossa reforma íntima? A nossa transformação?

 

 O ESPÍRITO DO NATAL

O espírito do Natal deve ser entendido como a revivescência dos ensinos de Cristo em cada uma de nossas ações. Não há necessidade de esperarmos o ano todo para comemorá-lo. Se em nosso dia-a-dia estivermos estendendo simpatia para com todos e distribuindo os excessos de que somos portadores, estaremos aplicando eficazmente a “Boa-Nova” trazida pelo mestre Jesus. “Não se pode servir a Deus e a Mamon”. A perfeição moral exige distinção entre espírito e matéria. A riqueza existe para auxiliar o homem no seu aperfeiçoamento espiritual. Se lhe dermos demasiado valor, poderemos obscurecer nossa iluminação interior. Útil se torna, assim, conscientizarmo-nos de que somos usufrutuários e não proprietários dos bens terrenos.  https://www.ceismael.com.br/artigo/natal-e-espiritismo.htm

 

O Budismo preconiza que o homem deve lutar para vencer e alcançar os seus objetivos, independente de qualquer divindade. “Através da luta que se consegue a paz. Uma pessoa consegue ser até mesmo o Einstein se lutar por isso” aponta dona Luíza.https://www.blogdomadeira.com.br/uncategorized/o-natal-na-religiao-budista/

Citações:

“Uma das coisas agradáveis sobre o Natal é que pode fazer as pessoas esquecerem o passado com um presente.” 

 

  “Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para si, respeito."

 

 

A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.

desconhecido

E para você, qual é o verdadeiro sentido do Natal?

Frases e foto extraído do Google.

by Jacqueline 

—————

27/11/2011 23:40

O valor da amizade

 

 

 

 

 

Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamentohumano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares ecônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade

 

 

A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE


    Um dia, durante uma conversa entre advogados, me fizeram uma pergunta:

    - O que de mais importante você já fez na sua vida?

    A resposta me veio a mente na hora, mas não foi a que respondi pois as
circunstâncias não eram apropriadas.
    No papel de advogado da indústria do espetáculo, sabia que os assistentes queriam escutar anedotas sobre meu trabalho com as celebridades. Mas aqui vai a verdadeira, que surgiu das profundezas das minhas recordações:

    O mais importante que já fiz na minha vida, ocorreu em 08 de outubro de 1990. Comecei o dia jogando golfe com um ex-colega e amigo meu que há muito não o via. Entre uma jogada e outra, conversávamos a respeito do  que acontecia na vida de cada um. Ele me contava que sua esposa e ele acabavam de ter um bebê. Enquanto  jogávamos chegou o pai do meu amigo que, consternado, lhe diz que seu bebê parou de respirar e que foi levado para o hospital com urgência.

    No mesmo  instante, meu amigo subiu no carro de seu pai e se foi. Por um momento fiquei onde estava, sem pensar nem mover-me, mas logo tratei de pensar no que deveria fazer:

    - Seguir meu amigo ao hospital ? Minha presença, disse a mim mesmo, não serviria de nada pois a criança certamente está sob cuidados de médicos, enfermeiras, e nada havia que eu pudesse fazer para mudar a situação.

    - Oferecer meu apoio moral? Talvez, mas  tanto ele quanto sua esposa
vinham de famílias numerosas e sem dúvida estariam rodeados de amigos e familiares que lhes ofereceriam apoio e conforto necessários, acontecesse o que acontecesse. A única coisa que eu faria indo até lá, era atrapalhar.

    Decidi que mais tarde iria ver o meu amigo. Quando dei a partida no meu
carro, percebi que o meu amigo havia  deixado o seu carro aberto com as
chaves na ignição, estacionado junto as quadras de tênis. Decidi, então,
fechar o carro e ir até o hospital entregar-lhe as chaves.

    Como imaginei, a sala de espera estava repleta de familiares que os
consolavam. Entrei  sem fazer ruído e fiquei junto a porta pensando o que
deveria fazer. Não demorou muito e surgiu um médico que aproximou-se do casal e em voz baixa, comunica o falecimento do bebê.

    Durante os instantes que ficaram abraçados - a mim pareceu uma eternidade- choravam enquanto todos os demais ficaram ao redor daquele
silêncio de dor. O médico lhes perguntou se desejariam ficar alguns instantes com a criança. Meus amigos ficaram de pé e caminharam resignadamente até a porta.

    Ao ver-me ali, aquela mãe me abraçou e começou a chorar. Também meu  amigo se refugiou em meus braços e me disse:

    - Muito obrigado por estar aqui !

    Durante o resto da manhã fiquei sentado na sala de emergências do hospital, vendo meu amigo e sua esposa segurar nos braços seu bebê, despedindo-se dele. Isso foi o mais importante que já fiz na minha vida.

    Aquela experiência me deixou três lições:

    Primeira: o mais importante que fiz na vida, ocorreu quando não havia
absolutamente nada, nada que eu pudesse fazer. Nada daquilo que aprendi na universidade, nem nos anos em que exercia a minha profissão, nem todo o racional que utilizei para analisar a situação e decidir o que eu deveria fazer, me serviu para naquelas circunstâncias: duas pessoas receberam uma desgraça e nada eu poderia fazer para remediar. A única coisa que poderia fazer era esperar e acompanhá-los. Isto era o principal.

    Segunda: estou convencido que o mais importante que  já fiz na minha  vida esteve a ponto de não ocorrer, devido as coisas que  aprendi na universidade, aos conceitos do racional que aplicava na minha vida pessoal assim como faço na profissional. Ao aprender a  pensar, quase me esqueci de sentir. Hoje, não tenho dúvida alguma que devia ter subido naquele carro sem vacilar e acompanhar meu amigo ao hospital.

    Terceira: aprendi que a vida poder mudar em um instante.

    Intelectualmente todos nós  sabemos disso, mas acreditamos que os infortúnios acontecem  com os outros. Assim fazemos nossos planos e imaginamos nosso futuro como algo tão real como se não houvesse espaços para outras ocorrências. Mas ao acordarmos de manhã, esquecemos que perder o emprego, sofrer uma doença, ou cruzar com um  motorista embriagado e outras mil coisas, podem alterar este futuro em um piscar de olhos. Para alguns é necessário  viver uma tragédia para recolocar as coisas em perspectiva.

    Desde aquele dia busquei um equilíbrio entre o trabalho e a minha vida.

    Aprendi que nenhum emprego, por mais gratificante que seja, compensa perder férias, romper um casamento ou passar um dia festivo longe da família.

    E aprendi, que o mais importante da vida não é ganhar dinheiro, nem
ascender socialmente, nem receber honras. O mais importante da vida é ter tempo para cultivar uma amizade.

  TEXTOS SOBRE AMIZADE - autor desconhecido, extraído do https://textos_legais.sites.uol.com.br/a_importancia_da_amizade.htm

 

Quanto vale um amigo? você perdoa um erro de seu amigo? até onde devemos ajudar um amigo?

Nestes últimos 15 dias tenho passado por momentos difíceis e pude colher lindos frutos de amizades que foram plantadas ao longo desta minha vida agitada. Só tenho a agradecer à Deus por ter colocado tantas pessoas maravilhosas em meu caminho. Tudo isto é fruto do amor que venho plantando durante minha jornada.

Por tanto, ame,ame e ame, não importa a cor, a religião,o nível social,o nível escolar,Quem planta amor colhe amizade.

By Jacqueline

 

—————

13/11/2011 22:42

A águia e a galinha

A FÁBULA DA ÁGUIA E DA GALINHA


Esta é uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, nos inícios deste século, quando se davam os embates pela descolonização. 

"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.

Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.

Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

- De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.

- Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:

- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

 O camponês comentou:

- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não, tornou a insistir o naturalista. - Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.

Sussurrou-lhe:

 

- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.

O camponês sorriu e voltou a carga:

- Eu havia lhe dito, ela virou galinha!

- Não, respondeu firmemente o naturalista. - Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez.Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a  águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e 
dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:

- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas.

Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.

Voou. E nunca mais retornou."

 

Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos
que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.”  

Extraído de artigo publicado pela Folha de São Paulo, por Leonardo Boff, teólogo, escritor e professor de ética da UERJ.

 

Um dia, eu acreditei. Assim como a águia, acreditei que eu fosse menos do que sou... e por medo de sentir medo, durante 12 anos parei de voar...

Como um ser resiliente que sou, busquei ajuda, estudei o tema,precisei buscar na medicina antroposófica e homeopática o equilíbrio para o meu ser holístico, buscando sempre a homeostase do corpo, mente e espírito. Na terapia encontrei o   amadurecimento, a compreenção e a aceitação de que sou um ser em busca do crescimento, que erro tentando acertar, que depois da queda posso me levanta e que posso controlar o meu medo, na teologia aprendi a perdoar os outros e a mim mesma. Nos amigos e na família recebi o apoio, a força e o carinho para superar as minhas limitações. O meu amor esteve comigo durante toda esta minha batalha interior, impulsionando-me a ir mais alto e para frente. O meu filho, deu-me a motivação maior... Pois para ele só posso deixar o exemplo de coragem, humildade e o de sempre acreditar que temos uma águia dentro de nós e só precisamos acordá-la e deixá-la voar... Subi no avião com todos vocês e fiz a viagem mais bonita de minha vida, pois fui bem dentro do meu ser e vi que sou águia e não posso mais parar de voar. Obrigada à todos que foram para mim o naturalista da fábula, que eu possa despertar em você a águia que adormece em seu interior.

Superando um dos meu maiores medos...Voar, Novembro/2011

O meu amor esteve comigo...Dizendo-me sempre, você pode ir mais alto.

para finalizar, trago um pouco de Oswaldo Montenegro.

 

Agradecimentos especiais:

Nazilda Coelho: psicóloga

Patrícia Guarino: anestesiologista,homeopata e médica antroposófica

By Jacqueline

 

 

—————