blog da Jac


Blog

02/11/2011 11:59

O bambu e a figueira

 

 
Mensagem bambu
 

Depois de uma grande tempestade,um menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou: 


- Vovô!! Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, se quebrou,caiu com vento com a chuva, e este bambu tão fraco continua de pé? 



- Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento.

O bambu nos ensina várias coisas. 


A primeira verdade - e a mais importante - é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Ele se curva, é flexível... 


O bambu cria raízes profundas. 

É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. 

Todos nós precisamos aprofundar nossas raízes.... 


Outra lição: 

Você já viu um pé de bambu sozinho? 

Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que  nasça outros a seu lado, pois sabe que vai precisar deles. 


O bambu nos ensina olhar para o alto e não criar galhos. 

Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. 

Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subir. 


O bambu é oco, vazio... 

Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. 


E assim, olhando a natureza, o avô deu uma lição simples ao netinho. 

Que pode servir para todos nós... 

 

Essa é mais uma lição de resiliência, nós podemos diante de nossos problemas enfrentarmos as adversidades com humildade, podemos e devemos pedir ajuda a quem estiver ao nosso lado.

Mais uma vez temos a difícil arte de mudarmos, nos despirmos das roupas velhas (valores, dogmas, preconceitos, etc.), ficarmos vazios para deixar o novo entrar...

Olhando para frente e para o alto e acreditando no potencial, buscando forças nas nossas raízes, humildade nos nossos atos e a união( seja no trabalho, em casa, na família, na rua, etc.) só assim teremos aprendido a lição do bambu.

 

 

Texto: O bambu, do programa mais você da rede Globo.

Fotos: extraídas do Gloogle.

Conclusão: By Jacqueline

 

 

—————

23/10/2011 23:44

Quanto vale o seu sonho?

 

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.

 

Augusto Cury

 

 

Para muitos realizar o sonho da universidade, sendo filho de pais pobres não era nada fácil... Digo isto, pois durante a faculdade de medicina, convivi com muita gente, que assim, como eu, tinha a origem humilde, mas não tivemos medo ou vergonha e batalhamos para realizarmos o sonho de sermos doutores.

Tive a honra de conviver com homens e mulheres que na infância tiveram uma vida dura, eram vendedor de pirulito,cortador de cana,engraxate etc... Mas eles tinham um sonho, um desejo e nada nem niguém foi capaz de impedí-los de realizar. E como adultos para se manter no curso que era em horário integral, vendiam sanduiches na praias nos domingos, eram garçom,bancário, costureira no período vespertino e pela manhã estavam na universidade. Pagaram o preço do seu sonho e hoje são doutores.

Assim como nós, Marlene Oliveira, que na sua infância foi feirante, atendente no balcão do bar de seu pai, professora de matemática e química, realizou o sonho da universidade. Esta semana recebeu o prêmio Mastercana nordeste 2011 como profissional do ano na área industrial.

Ela ocupa um cargo que poucas mulheres, no Brasil,chegam a exercer, é gerente industrial de uma Usina localizada em Mamanguape-PB. Parabéns,mana e obrigada pelo seu exemplo de luta! em seu discurso de agradecimento ela disse: "É um legado e incentivo que deixamos aos mais jovens, estou muito feliz, obrigada."

Isso nos leva a crer, que vale apena pagar o preço dos nossos sonhos, e que mesmo sendo de origem humilde, nós podemos chegar aonde queremos, basta ter força de vontade, focarmos o nosso objetivo e buscarmos cumprir as metas estabelecidas para realizarmos o sonho de sermos amanhã melhor do que somos hoje... Pague o preço do seu sonho!!!

 

 

Um ladrão rouba um tesouro, mas não furta a inteligência. Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela. Estude!

 

                                                                                                 Augusto Cury
 

 

Marlene Oliveira: cursou química industrial na PUC Recife

Pós- graduação em gestão empresarial e pessoas.

Especialização em educação ambiental. 

 

                                                                                                                            by Jacqueline

 

—————

16/10/2011 23:59

Zona de conforto

" O homem conquistou as estrelas, mas não conquistou a si mesmo." Divaldo P. Franco em os 04 gigantes da alma.

Por que não gostamos de quebrar a rotina?

A rotina é um mecanismo de fuga para não corrermos riscos e assim vamos levando a vida na mesmice, pois os desafios são pertubadores, mas se queremos aprender ou mudar qualquer coisa, necessitamos sair do conhecido, da nossa zona de conforto e aventurarmo-nos no desconhecido, no novo. Precisamos desafiar a nós mesmos e fazermos um novo começo, uma nova versão da nossa história de vida.

Por que é tão difícil sair da nossa zona de conforto?

Primeiro vamos definir o que chamamos de zona de conforto.

 

Zona de conforto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na psicologia, a zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Nessa condição a pessoa realiza um determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém limitado e com uma sensação de segurança. 

Para que ocorra o nosso crescimento pessoal temos que sair da nossa zona de conforto, enquanto permanecermos nela não aprenderemos nada de novo, não teremos novos resultados, pois sempre fazemos as mesmas coisas. Por medo de mudar, tudo permanece igual.

Segundo a filosofia budista:

Nada é permanente, nada é eterno. Tudo se transforma sem cessar ( lei da impermanência).

Logo, o que era confortável um dia vira desagradável, o que era bom se torna ruim, mas mudar gera medo e geralmente resistimos as mudanças. parece que ficamos cegos, pois isso apavora e não conseguimos enxergar a mudança como uma oportunidade de crescimento e geralmente preferimos a nossa velha zona de conforto.

Segundo a antroposofia:

A vida tem como base os movimentos de expansão e contração. 

Assim durante uma crise deveríamos treinarmos esses movimentos nos expandindo, buscando atividades prazeirosas ( sentarmos diante do mar e ver a expansão das águas) evitando a contração do nosso corpo ( medo ).

Venho a cada dia tentando mudar velhos hábitos, não é fácil... mas cada dia eu digo para mim mesma, só por hoje eu vou fazer algo novo, só por hoje eu vou quebrar a minha rotina, vou fazer um novo caminho para o trabalho, vou fazer minha rotina diferente, vou colocar alegria em tudo que fizer, etc...

"Faça algo diferente hoje,quebrar a rotina é viver, é libertasse de um conflito de fuga da realidade. A vida é um grande desafio." Divaldo p. Franco                     

 Citação: De vez em quando é preciso subir num galho perigoso, porque é lá que estão as frutas – Will Rogers

                                  

                                                                                                                                                     By Jacqueline Oliveira

 

 

—————

09/10/2011 22:19

Primeiro Blog, resiliência

A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.

RESILIÊNCIA

 

Professora Sandra Maia Farias Vasconcelos, Dr.

 

Há mais de quarenta anos, a ciência tem-se interrogado sobre o fato de que certas pessoas têm a capacidade de superar as piores situações, enquanto outras ficam presas nas malhas da infelicidade e da angústia que se abateram sobre elas como numa rede engodada. Por que certos indivíduos são capazes de se levantar após um grande trauma e outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes de, mesmo sabendo não ter mais forças para cavar, subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar seu caminho?

As experiências e estudos feitos têm mostrado algumas explicações científicas sobre esse fato. A biologia defende o ponto de vista de que cada ser humano é dotado de um potencial genético que o faz ser mais resistente que outros. A psicologia, por sua vez, dá realce e importância das relações familiares, sobretudo na infância, que construirá nesse individuo a capacidade de suportar certas crises e de superá-las. A sociologia vai fazer referência à influência do entorno, da cultura, das tradições como construtores dessa capacidade do individuo de suplantar as adversidades. A teologia traz um aporte diferente pela própria subjetividade transcendente, uma visão outra da condição humana e da necessidade do sofrimento como fator de evolução espiritual: o célebre “dar a outra face”.

Mas foi o cotidiano das pessoas que passam por traumas, que realmente atravessam o vale das sombras, o que realmente atraiu a curiosidade de cientistas do mundo inteiro. Não são personagens de ficção que se erguem após a grande queda; são homens, mulheres, crianças, velhos, o individuo comum do mundo que retoma sua vida após a morte de um filho, a perda de uma parte de seu corpo, a perda do emprego, doenças graves, físicas ou psíquicas, em si mesmo ou em alguém da família, razões suficientes para levar um individuo ao caos. Esses que são capazes de continuar uma vida de qualidade, sem auto-punições, sem resignação destruidora, que renascem dos escombros, esses são seres resilientes.

A resiliência é um termo oriundo da física. Trata-se da capacidade dos materiais de resistirem aos choques. Esse termo passou por um deslizamento em direção às ciências humanas e hoje representa a capacidade de um ser humano de sobreviver a um trauma, a resistência do individuo face às adversidades, não somente guiada por uma resistência física, mas pela visão positiva de reconstruir sua vida, a despeito de um entorno negativo, do estresse, das contrições sociais, que influenciam negativamente para seu retorno à vida. Assim, um dos fatores de resiliência é a capacidade do individuo de garantir sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos.

Não se é resiliente sozinho, embora a resiliência seja íntima e pessoal. Um dos fatores de maior importância é o apoio e o acolhimento, feito em geral por um outro individuo, e essencial para o salto qualitativo que se dá.

Saí em busca de explicações sobre o tema resiliência, pois sei que neste momento muitas pessoas estão buscando ser resilientes, assim como eu, muitas outras estão conseguindo superar suas crises pessoais e retomar a vida nas próprias mãos. Precisei ser amparada pela família,busquei na religião o conforto,nos amigos o carinho, no filho uma razão a mais para lutar,na terapia o conhecimento, na medicina tradicional,homeopática e antroposófica a ajuda para entender e controlar as reações do binômio corpo-mente, no companheiro a força e o dinamismo... dizendo-me sempre ...Você pode mais. Criei este blog para tentar passar para as pessoas a certeza de que nós podemos nos conhecer, nos respeitar e recriar uma nova versão de nós mesmo. HOJE SOMOS MAIS FORTES DO QUE FOMOS ONTEM E MENOS DO QUE SEREMOS AMANHÃ.

Texto: By Jacqueline

Fonte de pesquisa: Wikipédia,  tese da professora, Sandra Maia Farias Vasconcelos, Dra.

—————